Usina Monte Alegre homenageia Monte Belo no seu aniversário

Monte Belo completa 82 anos de existência neste dia 17 de dezembro como exemplo de um município mineiro que busca crescimento e oportunidades com qualidade para sua população. A cidade tem sua história associada à Usina Monte Alegre, construída na década de 1930 a cerca de 10 km da atual área urbana e que, em 2006, foi adquirida pela Adecoagro, um dos maiores produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul.

Desde que chegou ao município, a Adecoagro investiu na revitalização da unidade produtora e em seus colaboradores e na comunidade. A Adecoagro parabeniza Monte Belo pelo seu aniversário com a satisfação de estar apoiando o desenvolvimento da cidade e de seus colaboradores nos últimos 15 anos. A principal aliança entre a empresa e a cidade acontece na geração de empregos, já que dos 1.450 colaboradores da usina aproximadamente 600 moram em Monte Belo, garantindo assim renda para essas famílias e recursos e impostos que ajudam a movimentar a economia local.

Nos últimos 3 anos, vale também destacar as ações de capacitação e treinamento dos colaboradores residentes em Monte Belo. Eles participaram de mais de 250 cursos, com carga horária ponderada superior a 28 mil horas de treinamento. Por meio do programa Capacitar, que qualifica profissionais para algumas vagas operacionais, entre 2018 e 2020 a empresa contratou e requalificou 196 pessoas com foco nos cargos de operador de máquinas (tratores e colhedoras), mecânicos de manutenção automotiva, motoristas de apoio, motoristas canavieiros e borracheiro volante.

Desde a aquisição da Usina Monte Alegre, a Adecoagro vem, ano a ano, realizando investimentos importantes na atualização do parque industrial, na busca de melhor eficiência dos processos, na diversificação de produtos e na qualificação e treinamento. Ampliou a moagem de cana em 50%, saltando de 800 mil toneladas em 2006 para 1,2 milhão de toneladas em 2019.

Em 2009, deu início à cogeração de energia, com um investimento de R$ 50 milhões, aumentando a capacidade de 2,5 para 18MW. Em 2010, a empresa começou o processo de colheita mecanizada, atingindo 94% da área de 16 mil hectares de cana em 2020. Em 2016, a planta de fabricação de açúcar foi modernizada e sua capacidade ampliada para até 70% do mix de produção, além da implantação, em 2017, da beneficiadora de arroz com capacidade para 20 mil toneladas ano. Estes esforços resultaram na necessidade de contratação e capacitação de profissionais qualificados, assim como ocorreu a partir de 2016 para realizar o manejo orgânico de parte das lavouras.

“Todos estes investimentos comprovam a confiança da Adecoagro em Monte Belo e em sua população. Para a companhia, é uma honra fazer parte do progresso do município”, afirma Renato Nogueira, gerente geral de Usina Monte Alegre. A unidade, a 1ª em MG e 4ª no Brasil a produzir açúcar orgânico, conta ainda com uma área comercial e estrutura de distribuição direta de produtos para 2 mil estabelecimentos em 400 cidades do sul de MG. Para exportar seu açúcar, possui importantes certificações internacionais que atestam a qualidade de produção, como o FSSC 22000 de gestão de segurança de alimentos e a Kosher/Halal /IBD orgânico USA, Europa e Canadá.

Projetos
A empresa tem uma gestão de relacionamento com as comunidades, além da realização de doações e patrocínios. Por meio do Projeto Conhecer, que avalia os impactos do negócio na população, a Adecoagro realizou uma pesquisa e estudo apresentados à comunidade em 2019 detalhando expectativas e informações dos moradores com relação à atuação da Usina Monte Alegre e que norteiam as ações com o município.

Já o Projeto Fortalecer permitiu, desde 2016, selecionar e apoiar inciativas em Monte Belo relacionadas à Educação, Melhoria da Qualidade de Vida, Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Moral e Sexual e à Cultura do Estupro, Meio Ambiente e Voluntariado.

Foram quatro as iniciativas selecionadas. Na Escola Municipal Coronel João Evangelista dos Anjos, o Projeto OSS - Lutando por um futuro sem violência, investiu no ensino da disciplina e de lutas beneficiando 225 alunos do ensino fundamental. Na APAE de Monte Belo, o Projeto Estimulação, focado no desenvolvimento sensorial, atendeu 50 crianças de zero a 5 anos.

Com o “Territórios do Saber”, de incentivo à leitura, a Adecoagro apoiou a capacitação e formação, em 2018, de 31 profissionais de Educação como contadores de histórias. E inaugurou, no mesmo ano, duas bibliotecas infantis no Centro Municipal de Educação Hortência Bonelli Bueno, beneficiando 257 alunos, e na Creche Municipal Orminda Barbosa Vieira, proporcionando maiores oportunidades de leitura a 90 crianças.

 

Fonte: Acessoria de Comunicação Adecoagro – 17/12

 

Relacionadas