Visita à Trilha Ecológica marca Dia da Árvore na SVAA

A primavera teve início em 21 de setembro, data em que comemoramos também o Dia da Árvore. Na Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA), um passeio pela Trilha Ecológica marcou a celebração da data, com a parceria da Escola Coesa. Alunos e professores percorreram 750 metros da trilha, conhecendo variedades da flora e fauna da região.

Para Yumi Chinen, aluna do 7º ano, a experiência foi gratificante. “Os professores trabalham o tema com a gente na sala de aula e é muito legal, mas estar em contato direto com a natureza nos faz enxergar melhor a importância em preservar o meio ambiente”. 

Acompanhados pelo especialista ambiental da SVAA, Marat Guedes, os estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, tiveram contato com as mais variadas espécies nativas da região, como Jatobá, Baru, Jenipapo, Pau-Brasil, entre outras. “O dia da árvore já faz parte do calendário de comemorações da SVAA.

E além da trilha ecológica, nossos visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Viveiro de Mudas da SVAA, onde produzimos as variedades de Mudas Pré Brotadas (MPB) de cana e as de reflorestamento, referente ao Programa Cílios da Terra, o qual prevê que a cada árvore suprimida, outras 10 sejam plantadas nas Áreas de Preservação Permanente (APP)”, explica Marat Guedes. 

A ação foi promovida pelos departamentos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EH&S), Agrícola e Gestão de Pessoas, com o apoio da empresa Viação Pontal.

Trilha Ecológica SVAA

A Trilha Ecológica da Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) possui 750 metros de extensão e está localizada na Fazenda Crystal, sede do Parque Industrial da SVAA, dentro da sua Reserva Legal, em uma área de transição de Mata Atlântica e Cerrado, local de trânsito de diversos animais silvestres da região, entre eles o Tamanduá-Mirim, Macaco-prego, Seriema, Anta, Gambá, etc.

Como parte do Projeto de Educação Ambiental (PEA) da SVAA, a Trilha Ecológica tem como objetivo apresentar o ecossistema regional, a fim de despertar o interesse de seus visitantes pelo ecoturismo responsável e pela prática da preservação da natureza.

(Fonte: Assessoria de Comunicação SVAA – 29/09/17)

 

Relacionadas