WD investe em treinamento e palestras na SIPATR

A WD Agroindustrial Ltda, localizada em João Pinheiro (Noroeste de Minas), em parceria com a Trennemaq, realizou um treinamento entre os dias 23 a 27/04 com colaboradores de todas frentes de colheita mecanizada, visando melhor eficiência, produtividade e qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Foram abordados procedimentos operacionais, identificação de riscos e perigos, formas de gerenciamento e aplicação de medidas mitigadoras na prevenção, check list e formas de inspeções em máquinas, equipamentos e ambiente de trabalho, ferramentas manuais, máquinas e equipamentos. Bem como acidentes com redes elétricas e procedimentos em situação de acidentes, uso correto de equipamentos de proteções individuais e equipamentos de proteções coletivas, qualidade e segurança na operação de máquinas e equipamentos, processo de preparação do solo, plantio, tratos culturais e colheita mecanizada, processo de manutenção, meio ambiente e organização no ambiente de trabalho.

Para fechar o período de treinamentos, no dia 28 foi realizada a SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural), que contou com a participação de grande parte dos colaboradores do setor agrícola. O evento teve como tema ‘Plantamos Prevenção e Colhemos Segurança’’ e, na abertura, o Técnico de Segurança do Trabalho, Leandro Gonçalves, falou sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, convidando o colaborador Luciano Alves Militão, motorista de carreta canavieira para realizar a leitura da mensagem de reflexão para os presentes, que enfatizou as responsabilidades de todos para que sejam evitados os acidentes do trabalho.

Durante o evento foi realizada a aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar e aferição do IMC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Varjão de Minas. O SEST/ SENAT, representado pelo Professor Celder Cardoso, ministrou a palestra de Direção Preventiva, passando informações importantes sobre a conduta de quem dirige veículos automotores de maneira a garantir um trânsito seguro, focando nos elementos da direção preventiva e procedimentos que contribuem para evitar acidentes, como a manutenção dos pneus, ultrapassagens, limites de velocidade, uso do cinto de segurança, finalizando com os perigos de direção e operação de máquinas sob efeito de drogas e álcool.

Logo após a Enfermeira do Trabalho, Layane (SESI) realizou uma reflexão sobre os efeitos do álcool no organismo. No chão foi colocado um tapete que tem desenhado um caminho, que foi percorrido sem o uso dos óculos, em seguida os colaboradores fizeram o mesmo percurso usando o primeiro óculos que simula 1 dose de álcool no organismo, em seguida eles usaram o segundo óculos que simula de 3 a 6 doses e o terceiro óculos que simula acima de 8 doses, no final da atividade o colaborador sóbrio, consegue sentir os efeitos do álcool em seu corpo. O principal objetivo foi proporcionar aos colaboradores conhecimento, sensibilização e reflexão sobre os efeitos do álcool no organismo e suas consequências na saúde.

Para finalizar o Técnico em Segurança do Trabalho, Ricardo (SESI) ministrou duas palestras, a primeira sobre “A Importância dos E.P.Is”, destacando a utilização dos equipamentos e benefícios trazidos ao colaborador quando utilizados. Em sequência ministrou a palestra “Trabalhos com as Mãos”, onde foram mostrados os principais acidentes com as mãos, sensibilidade dos dedos e das mãos de modo geral, espaços contritos, pontos de enroscamento, equipamentos elétricos, lesões permanentes, a importância do uso das luvas de segurança, os equipamentos de proteção em máquinas, grades de segurança, telas, operações Bi manual e percepção de riscos.

Fonte: Saúde e Segurança WD Agroindustrial – 27/4

 

Relacionadas