Notícias

1º hub do agronegócio de Minas Gerais será inaugurado em Uberaba

06 de Junho de 2019

Notícias

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, considerada a capital brasileira do agronegócio, terá oficialmente o primeiro hub de inovação 100% voltado para o agronegócio do Estado. Denominado Celeiro, o Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio fica localizado no campus da Fazu, em um espaço especialmente estruturado para receber empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups -, além de empresas, nacionais e internacionais e potenciais investidores.

O Celeiro será inaugurado amanhã, durante o 23º Porteira Adentro, maior evento de extensão da Fazu. O espaço, voltado para geração de negócios e desenvolvimento de soluções para o agronegócio mundial, tem a finalidade de aproximar empresas, pesquisadores, alunos, professores e produtores rurais. O Celeiro já iniciou as atividades, com mentorias e diversos encontros com empresas e startups.

Uberaba é a capital do agronegócio no Brasil, referência internacional em genética zebuína, e possui grande concentração de pessoas e profissionais com grande conhecimento em diversas áreas do agronegócio. Um hub como o Celeiro, que é o primeiro de Minas Gerais, é um ponto de encontro de todas essas pessoas, empresas e iniciativas.

“O hub irá fazer uma ponte entre as startups e especialistas e mentores de diferentes áreas, além de contribuir para a estruturação do negócio e favorecer a cultura do empreendedorismo inovador. O Celeiro terá também eventos, promovidos tanto pelos parceiros quanto pela Fazu, além de palestras, workshops, e outras atividades”, comenta uma das idealizadoras do Celeiro da Fazu, Raquel Resende.

A Fazu é reconhecida internacionalmente como uma das principais instituições de ensino superior voltada para Ciências Agrárias. Em seus quase 200 hectares estão instalados os mais diversos setores agropecuários que permitem o desenvolvimento das importantes atividades ligadas ao agronegócio. A Fazu integra a área do Parque Tecnológico, um complexo com mais de mil hectares.

“Ao longo de mais de quatro décadas, a Fazu se consolidou como um polo de ensino no Brasil e no exterior. O Celeiro vem para somar e, definitivamente, colocar a faculdade como uma importante protagonista no mundo agro 4.0, fornecendo e desenvolvendo tecnologias, agronômicas, zootécnicas e de gestão, e estruturando ainda mais a cultura do empreendedorismo inovador na instituição”, afirma o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Celeiro – Além de conectar startups, empresas, produtores rurais e pesquisadores, a grandes players do agronegócio, o hub Celeiro funciona como um gerador de novos negócios que podem surgir das diversas interações que proporcionará. As empresas que desejarem participar deste ambiente poderão escolher a forma de inteiração, pois no Celeiro o objetivo é conectar demandas e ofertas tecnológicas em um só espaço.

A proximidade e o engajamento junto a um ambiente de inovação trazem como benefício a renovação da cultura da empresa, além das oportunidades de negócio. Todos os envolvidos passam ter uma mentalidade mais aberta, inovadora e empreendedora ao interagir com as startups e pesquisadores, o que é essencial para a empresa permanecer continuamente se reinventando.

Como participar? – Startups e empresas interessadas em integrar o mais novo ambiente inovador no agro, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3318-4136 ou pelo e-mail celeiro@fazu.br.

1º AgroTalks – O 23º Porteira Adentro será palco do 1º AgroTalks, o primeiro evento promovido pelo Celeiro Fazu após seu lançamento oficial. O AgroTalks tem como objetivo conectar empreendedores, investidores, pesquisadores, produtores rurais e especialistas de várias áreas do mercado, em torno de conteúdos relevantes para o desenvolvimento de negócios do Agro 4.0. O AgroTalks é gratuito e aberto para comunidade, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se através do e-mail contato.celeiro@fazu.br ou pelo telefone (34) 3318-4136.

A programação do AgroTalks será realizada na Sede do Celeiro, a partir das 9h30, com uma mostra de startups do agronegócio e café de boas-vindas. O 1º AgroTalks contará com os seguintes momentos: Talk 1 – “Dos Desafios de empreender no Agro 4.0”, com o moderador Alexandre Borges, fundador da Grão Direto. Talk 2 – “O Agro 4.0, Da ideia ao mercado”, com o moderador Christian Pensa, fundador da Criabiz. Após o horário de almoço, às 14h, o 1º AgroTalks recebe os seguintes workshops: “Workshop de Validação de Startups”, com Christian Pensa, da Criabiz. “Workshop de Design Thinking”, com Camila Angélica, da AgroComunidade. “Workshop de Pitch”, com Cássia Cristina, da FCJ Participações.

Diario do Comércio – 06/06/19

Veja também