Notícias

300 anos: agronegócio, agregação de valor e novos mercados

02 de Dezembro de 2020

Notícias

Um dos setores mais importantes do Estado, o agronegócio evoluiu muito nos 300 anos de Minas. Houve grande fortalecimento da produção de café, de bovinos (leite e carne), suínos, frango, da produção de grãos, cana-de-açúcar entre outros. Os trabalhos têm sido voltados para ampliar a produtividade e a qualidade, com a implantação de tecnologia e busca por uma produção mais sustentável. O resultado tem sido a agregação de valor e conquista de mercados.

Com toda a evolução, o setor é uma importante fonte de recursos para desenvolvimento dos municipais e está presente em todas as regiões. “Trabalhamos disseminando as informações no sentido de valorizar, capacitar, orientar e buscar assistência técnica para melhorar a atuação do produtor, introduzir tecnologias com foco na valorização e conquista de mercados”, disse a coordenadora da assessoria técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Aline Veloso.

A riqueza gerada e a variedade de culturas produzidas marcam a história dos 300 anos de Minas Gerais. A agropecuária é a principal atividade econômica em 143 municípios mineiros. Em 417 municípios, a agropecuária é a segunda maior atividade produtiva. “Ou seja, 65,7% dos municípios mineiros têm uma vinculação muito forte com o setor”, disse Aline.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 63 produtos com dados disponíveis na Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), Minas produz 50 deles. Já na pecuária, Minas atua em todos os segmentos, incluindo abelhas, pequenos animais, caprinos e ovinos, cavalos, bovinocultura de leite e corte, galinhas de postura e de corte e suínos.

 

Fonte: Diário do Comércio – 02/12

Veja também