Notícias

A história da Fenasucro

02 de Agosto de 2017

Notícias

Em 1984, Sertãozinho já havia assumido o posto de maior polo de tecnologia sucroenergética do mundo. As industrias fervilhavam no município, o sindicato dos trabalhadores era muito ativo e havia muitas greves.

A negociação era feita via FIESP, com sua sede em São Paulo, ou então o sindicato negociava diretamente com cada empresa. Os empresários sertanezinos sentiram a necessidade de uma entidade local para representa-los com a finalidade de agilizar e facilitar o entendimento com a outra parte.

“Foi aí que criamos o Centro das indústrias de Sertãozinho (Ceise). Passamos a nos reunir com o sindicato dos trabalhares e o relacionamento começou a melhorar. As negociações deixaram de ser individuais. O Ceise passou a falar pelos empresários”, conta o empresário Vagner Stefanone, que foi presidente da entidade em duas ocasiões.

Mas, segundo Vagner, ainda faltava um elo de ligação entre as partes, foi aí que ele disse aos demais diretores do Ceise: “Vamos criar uma feira para expor nossa tecnologia e confraternização das partes envolvidas – empresários, funcionários e clientes (as usinas). Tivemos dificuldades para realiza-la, batalhamos muito”, disse.

Não tinha lugar para montá-la. Mas o prefeito, que na época era o Joaquim Ademar Marques, deu o maior apoio. Assim nasceu a Sucroalcool, que fez o maior sucesso. No primeiro ano tinha apresentação de shows musicais, mas o pessoal queria conferir as tecnologias, ninguém queria ir ver os shows, tivemos que pedir para o público sair da feira e ir prestigiar os cantores”, lembra.

Vagner conta que logo na primeira edição da Sucroalcool compareceu o governador de São Paulo, que era o André Franco Montoro, com ele vieram seuvice, Orestes Quércia, e todos os secretários de estado. “Eles pousaram em Ribeirão Preto, lotamos um ônibus e seguimos para Sertãozinho, na feira o governador discursou e depois circulou por ela.”

Em 1992, a Sucroalcool passou a ser a FENASUCRO e se firmou como a maior feira de Tecnologia Sucroenergética do mundo. “Deixou de ser um local para exposição das tecnologias desenvolvidas pelas empresas de Sertãozinho e passou a receber expositores até internacionais”, afirmou.

A Feira contribui para a economia do município e região, virou uma vitrine de tecnologias do setor e motivo de orgulho dos empresários e funcionários, pois veem o trabalho que realizam sendo admirado por milhares de visitantes. Isso ajudou a melhorar a relação entre as partes envolvidas, atingindo o objetivo inicial de sua criação.

Neste ano acontece a 25ª FENASUCRO & AGROCANA e Vagner Stefanoni e os demais presidentes que figuram da história do Ceise – que se transformou em Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) – serão homenageados em evento durante a feira.

Serviço:

25ª FENASUCRO & AGROCANA

Data: 22 a 25 de agosto de 2017

Local: - Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP

Credenciamento antecipado gratuito -http://www.fenasucro.com.br/Credenciamento/

(Fonte: Cana Online – 31/07/17)

Veja também