Notícias

Adesão aos princípios de empoderamento feminino da ONU reconhece a igualdade entre homens e mulheres, dizem empresários mineiros

31 de Outubro de 2019

Notícias

As empresas do setor sucroenergético de Minas Gerais foram destaque na assinatura da Declaração dos Princípios do Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Internacional Datagro, que ocorreu nos dias 28 e 29 de outubro em São Paulo. De acordo com os CEOs Mário Lorencatto (Coruripe) e Gabriel Sustaita (Bevap) a adesão aos princípios é uma forma de apoiar o movimento de maior inserção e igualdade entre mulheres e homens no setor sucroenergético e formalizar algumas iniciativas que já vêm sendo tomadas pelas empresas neste neste sentido.

Mário Lorencatto ressalta que desde que assumiu a presidência da Coruripe no início do ano passado, tomou a iniciativa de aumentar a diversidade feminina no grupo, ou como diz “aproveitar mais o talento feminino na empresa”. Segundo ele, tem investido em capacitação a fim de que as mulheres tenham um progresso em sua carreira, além de dar preferência à contratação feminina.

“Queremos ter mais mulheres tanto na área operacional quanto na gestão do negócio. É um paradigma, pois o setor é reconhecidamente masculino”, afirmou.  A empresa já conta com algumas iniciativas como a “Semana da Mulher”, quando as colaboradoras assumem as diretorias e políticas de melhoria do ambiente de trabalho facilitando a incorporação das mulheres. “Estamos trabalhando neste caminho, porque isso é o correto e o melhor para o negócio”, ressalta Lorencatto.

O CEO da Bioenergética Vale do Paracatu (Bevap), Gabriel Sustaita, ressalta que a adesão à declaração foi uma forma de formalizar o que a empresa já vem fazendo de empoderamento feminino, resultando num índice na empresa de 19% de mulheres. Isso é mais do que o dobro do apurado no setor em torno de 9,1%. “Nossos melhores motoristas de cana são mulheres, idem para as plantadoras e líderes agrícolas”, afirma.

O grande desafio da Bevap é contratar mulheres que possam morar em João Pinheiro ou outras cidades próximas, pois é difícil convencer famílias inteiras a mudarem para a região. Gabriel diz, por exemplo, que está contratando uma coordenadora para a área comercial, mas sua família vai continuar morando em São Paulo.

Outra iniciativa interessante, segundo Gabriel, é que está revertendo também uma situação de maior dependência da mulher junto à família, dando possibilidades aos homens de participaram mais das necessidades familiares. “A assinatura da declaração formaliza um compromisso do setor e da Bevap de colocar a companhia com um padrão de diversidade e igualdade de trabalho para homens e mulheres”, destacou.

Usinas que assinaram:

  1. Biosev
  2. Datagro
  3. Adecoagro
  4. Coruripe
  5. Bevap
  6. Agropéu
  7. Delta
  8. Bio Aroeira
  9. Terra Grata
  10. Bonsucro
  11. WIZ
  12. Sugar On line
  13. Sao Martinho
  14. Raizen
  15. VLI
  16. Atvos
  17. Copersucar
  18. Cofco
  19. Usina Jatiboca

 

Gabriel Sustaita da Usina BEVAP.

 

Mário Lorencatto (Coruripe)

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 31/10

 

Veja também