Notícias

Adubação verde incrementa sistema de Meiosi em cana

05 de Janeiro de 2017

Notícias

A cana-muda proveniente de mudas pré-brotadas (MPB) apresenta alta sanidade, mais vigor, maior perfilhamento e maior taxa de multiplicação. Mas se elas forem tombadas em áreas que receberam adubação verde, o desempenho será melhor ainda. Por isso, tem sido comum a prática de Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) no setor, intercalando a MPB com culturas que alimentam o solo.

A adubação verde também pode ser utilizada com sucesso na Meiosi com MPB, prática que vem se intensificando nos últimos três anos. No caso, o adubo verde mais recomendado é a Crotalária-juncea.

No uso da Crotalária com Meiosi com MPB em áreas para formação de viveiros, deve-se primeiro plantar as linhas com as mudas de cana, deixando um espaço de 17 metros entre as linhas de cana, onde será semeada a Crotalária em solo já tratado com gesso, calagem e outros corretivos, se necessário. Seu plantio não deve ser muito próximo às linhas de cana, para não sufocar as mudas, já que a Crotalária-juncea alcança em torno de 3 metros de altura. O plantio do adubo verde acontece a partir de setembro, mas, principalmente entre outubro e novembro. Nesse tempo, a cana já deverá estar com cerca de quatro meses.

Para aproveitar melhor o potencial de produção de massa, o mais recomendado é realizar o manejo da Crotalária não menos que 90 dias após a semeadura, incorporando-a ao solo, sulcando e entrando com o plantio dos toletes provenientes da cana originada pelas mudas pré-brotadas. Cana sadia terá seu desempenho turbinado ao ser tombada em um solo revigorado pela adubação verde.

(Fonte: CanaOnline – 04/01)

Veja também