Notícias

Agricultura digital: como a informação e a conectividade aumentam a produtividade

30 de Julho de 2018

Notícias

Decisivo para aumentar a produtividade e a eficiência, o conceito de agricultura digital ganha espaço no campo e é tendência do setor. Novas tecnologias que permitem, além da instrumentação e monitoramento de situações nas lavouras, a coleta de dados e a transmissão automática para melhor acompanhamento dos resultados em todas as etapas.

Na cadeia produtiva sucroenergética - que teve seu primeiro grande ciclo de transformação tecnológica com a mecanização das lavouras de cana-de-açúcar - a inteligência artificial e equipamentos modernos já ajudam a alcançar melhor controle nos canaviais e mais produtividade por hectare.

Em dez anos, segundo dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), a produtividade dos canaviais cresceu 5% no Brasil, índice que poderia ser ainda mais elevado com a utilização das tecnologias. Monitoramento por aplicativos, drones, câmeras e colhedoras tecnológicas estão entre os recursos modernos que o setor dispõe hoje no campo. Além de impactar na rentabilidade final, as tecnologias também são mais sustentáveis porque economizam combustível e ajudam a evitar desperdícios.

Dentro das unidades produtoras, sistemas completos de inteligência para acompanhar e levantar dados sobre a produção de açúcar e etanol (Foto: Divulgação Unica)

Dentro das unidades produtoras, sistemas completos de inteligência para acompanhar e levantar dados sobre a produção de açúcar e etanol além de controle de estoques, de equipamentos e também de profissionais. Estas são algumas das soluções que serão apresentadas na 26ª edição da Fenasucro & Agrocana, que acontece de 21 a 24 de agosto de 2018 com a participação de mais de 1 mil marcas, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho. “O futuro do setor sucroenergético passa pelo conceito da agricultura digital e as inovações tecnológicas que estarão em exposição na feira são essenciais para otimizar processos e obter maiores resultados em toda a cadeia produtiva”, diz o gerente de produto Paulo Montabone.

Ainda segundo Montabone, a inovação também fará parte dos temas discutidos e apresentados nas mais de 350 horas de eventos de conteúdo que neste ano a feira traz aos seus visitantes. Seminários, palestras na Arena do Conhecimento e troca de informações e experiências para o campo e também a indústria.  

Monitoramento por aplicativos, drones, câmeras e colhedoras tecnológicas estão entre os recursos modernos que o setor dispõe hoje no campo (Foto: Divulgação Fenasucro)

Neste ano, a expectativa é que o movimento financeiro na Fenasucro & Agrocna cresça 7% em relação ao ano passado, chegando a R$ 4 bilhões. Além do setor canavieiro, a feira receberá visitantes das áreas de Transporte e Logística, Alimentos e Bebidas, Biodiesel e Papel e Celulose com produtos comerciais e eventos de conteúdo específicos para estes nichos de mercado. O otimismo também reflete na movimentação de público que dever ser 8% maior que 2017.

Com um novo layout, a estrutura da feira ganhou mais mil metros quadrados de área devido à chegada de 30 novas empresas que serão abrigadas em um pavilhão denominado AGROTEC. Este setor dará acesso à área da AGROCANA.

O pré-credenciamento já está aberto e pode ser feito pelo site.

Serviço

Edição: 26ª edição

Realização: 21 a 24 de agosto de 2018

Horário exposição: das 13h às 20h

Horário eventos de conteúdo: das 8h às 18h

Local: Centro de Eventos Zanini, Marginal João Olézio Marques, n 3.563, Sertãozinho - São Paulo – Brasil

Site oficial: aqui.

Veja também