Notícias

Agropecuária mineira terá recorde em ano atípico

18 de Dezembro de 2020

Notícias

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, Minas Gerais conseguiu superar os entraves e vai encerrar o ano com crescimento nos principais índices do agronegócio.

De acordo com os dados divulgados nessa quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em 2020, o faturamento do setor foi recorde, com o Valor Bruto da Produção (VBP) alcançando R$ 94,4 bilhões, aumento de 24,3% quando comparado com 2019.

Dentre os fatores que promoveram a alta significativa no faturamento da atividade agropecuária estão os preços mais valorizados das commodities, a safra recorde de grãos e a maior produção de café.

Outro resultado importante foi visto nas exportações do setor. De janeiro a novembro, Minas Gerais movimentou US$ 7,97 bilhões com o embarque de 12 milhões de toneladas, alta de 9,6% em valor e de 24% em volume, se comparado com igual período de 2019. Os produtos mais exportados foram o café, soja em grãos, açúcar e carne suína. O Estado exporta para mais de 160 países.

Em relação à safra de grãos, para o período de 2020/21 é esperada uma produção de 15,8 milhões de toneladas, o que, se alcançado, será recorde e 3% maior que a safra encerrada em 2020, quando foram colhidas 15,4 milhões de toneladas, maior volume já produzido em Minas Gerais.

“Este ano foi de bons resultados para o agronegócio. Tivemos recorde na produção de grãos, aumento nas exportações e elevação do faturamento em 24,3%. São resultados positivos que trazem alento em um ano de tantas dificuldades. No caso do VBP, que foi impulsionado por uma maior produção e aumento dos preços, são mais recursos entrando no nosso Estado e, principalmente, para os produtores rurais”, disse a secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini.

Próximo ano – Para 2021, as expectativas são positivas, com a tendência de manutenção das exportações em alta, abertura de novos mercados e com uma maior produção de grãos.

“A demanda externa é muito crescente. E o mundo espera que, até 2050, o Brasil exporte duas vezes e meia o volume exportado atualmente. Para isso, vamos precisar de tecnologia para atender a essa alta que o mundo espera. Quero destacar que o Brasil reúne muitas condições para ter uma produção cada vez mais sustentável”.

Uma das oportunidades que surgem para ampliar o mercado atendido pelo Brasil e Minas Gerais é a saída do Reino Unido da União Europeia, e que passará a ser abastecido por outros mercados.

“Desde o ano passado, temos uma movimentação no governo federal para a criação de um acordo bilateral com o Reino Unido, para que possamos ter o mercado aberto e regular. Com certeza é mais uma negociação a ser feita. Nós somos o País com a maior condição de aumentar a oferta de alimentos para o mundo e vamos trabalhar nisso”.

 

Fonte: Diário do Comércio – 18/12

 

Veja também