Notícias

ANP decide interditar a Replan

27 de Agosto de 2018

Notícias

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou à Petrobras a medida cautelar de interdição da Refinaria de Paulínia (Replan), atingida por um incêndio na segunda-feira da semana passada.

Segundo a ANP, a interdição visa garantir a segurança operacional das instalações e evitar novos acidentes, diante da possível retomada da operação das unidades da refinaria que não foram afetadas no acidente. A Petrobras informou na quinta-feira que retomaria as operações nos próximos dias.

Para retornar com as atividades, a ANP exige que a Petrobras envie documentos e informações que comprovem as condições de segurança adequadas e informa que a estatal petroleira precisa aguardar comunicado de desinterdição das instalações.

A ANP também comunica que o incêndio afetou três unidades: U-683 (tratamento de água ácida), U-220A (craqueamento catalítico) e U-200 (destilação atmosférica). Na quinta, a Petrobras informou que o acidente havia afetado apenas duas unidades.

Também segundo a agência reguladora, o acidente iniciou com uma explosão no tanque TQ-68301, da U-683, seguido de incêndio do material inflamável contido no tanque, que se espalhou pelas outras duas unidades e em parte da tubovia principal. O fogo foi extinto por volta das 4 horas da manhã, permanecendo o trabalho de rescaldo e resfriamento até o fim da tarde da segunda.

A ANP iniciou processo administrativo de investigação do acidente e ressaltou que a medida cautelar de interdição não inclui as operações de tancagem e utilidades, desde que não afetadas pelo acidente.

Fonte: Valor Econômico - 27/08/2018

Veja também