Notícias

Aplicativo para smartphone premia motoristas com tanque cheio; veja como participar

21 de Maio de 2018

Notícias

Um “jogo” dentro de um aplicativo para smartphone promete pressionar para baixo o preço do etanol na Grande Belo Horizonte. Em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), o app comOferta, do site MercadoMineiro, vai lançar uma “gamificação” em que os usuários que mais cadastrarem preços/ofertas de etanol na região metropolitana vão somar pontos para ganhar combustível.

Recém-lançado, o aplicativo permite que os consumidores se cadastrem e passem a colaborar com as ofertas que encontrarem, registrando preço, foto da promoção e geolocalização do estabelecimento. Dessa forma, os usuários em geral podem buscar o menor preço de um produto de acordo com sua localização.

A promoção do etanol vai funcionar da mesma forma. O consumidor vai se cadastrar no app e aceitar as regras da gamificação. Então, quando encontrar uma boa oferta do produto, vai fotografar e cadastrar a oferta no aplicativo, somando pontos em sua conta no app. Cada oferta cadastrada vale 10 pontos no aplicativo.

O usuário não poderá cadastrar mais que uma oferta no mesmo local e momento, mas poderá recadastrar ofertas depois do vencimento do prazo estipulado, quando serão computados novos pontos. Em ciclos de 30 dias, os 10 usuários que mais cadastrarem ofertas, ou seja, que somarem mais pontos na promoção, serão bonificados. O primeiro ciclo da promoção começou ontem, e termina em 19 de junho. Os prêmios são justamente tanques de etanol (40 litros de combustível grátis), sendo que o primeiro colocado vai ganhar 160 litros do produto.

Para o diretor-executivo do MercadoMineiro, Feliciano Abreu, a “brincadeira” deve estimular dois comportamentos muito benéficos para o consumidor: a pesquisa de preços e a competição entre os postos de combustíveis. “E isso ganha ainda mais força em um cenário onde a gasolina já rompe a barreira dos R$ 5 nos postos, segundo nossa pesquisa mais recente”, afirma. “Nossa expectativa é de que os postos vejam essa divulgação de suas ofertas de etanol como uma oportunidade de incrementar ainda mais as vendas do combustível. Economia: Caminhoneiros paralisam rodovias pelo País contra aumento nos preços do diesel

Para a Siamig, a parceria com o app fomenta “iniciativa muito interessante” que vai oferecer um banco de informações de preço para o consumidor tomar a melhor decisão para o bolso. O presidente da Siamig, Mário Campos, lembra que o preço do etanol já está muito mais competitivo nas bombas e, com o aplicativo, o consumidor poderá verificar os valores nos postos de várias localidades e optar pelo mais baixo. “Além disso, etanol é um combustível ecológico e que reduz em 90% as emissões de gases do efeito estufa”, completa.

CONFIRA

Premiação ao fim de 30 dias:

» 1º Lugar - 4 Tanques de 40 litros (cada) de etanol

» 2º Lugar - 3 Tanques de 40 litros (cada) de etanol

» 3º Lugar - 2 Tanques de 40 litros (cada) de etanol

» 4º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

» 5º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

» 6º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

» 7º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

» 8º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

» 9º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

» 10º Lugar - 1 Tanque de 40 litros de etanol

O que significa

Gamificação, palavra que tem origem na expressão inglesa ‘gamification’, significa adotar estratégia de uso de dinâmicas de jogos para envolver as pessoas em alguma empreitada ou na solução de problemas. Assim, o engajamento leva a ações empreendidas fora do ambiente dos jogos.

Fonte: Estado de Minas – 21/05/2018

Veja também