Notícias

Atividade econômica regional em queda

13 de Fevereiro de 2017

Notícias

A atividade econômica do Brasil registrada pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerando o conjunto das cinco regiões, cedeu 0,5% na margem, no trimestre encerrado em novembro, na série dessazonalizada. A informação é do Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado na sexta-feira  (10) em Belo Horizonte.

De acordo com o documento, “a atividade econômica do País tem apresentado dinamismo inferior ao projetado anteriormente, trajetória evidenciada pela continuidade de resultados negativos no trimestre encerrado em novembro”.

O Banco Central afirma ainda que o cenário reforça as perspectivas de que a retomada da atividade econômica “seja mais demorada e gradual que a antecipada previamente”. Além disso, o cenário reforça a expectativa de que “a economia brasileira siga operando com nível de ociosidade dos fatores de produção superior à média histórica”.

Conforme o boletim do BC, a atividade econômica da região Sudeste caiu 0,8% no trimestre até novembro, ante os três meses finalizados em agosto, quando havia avançado 0,5% na mesma base de comparação.

Foi o primeiro recuo após dois resultados trimestrais positivos. De acordo com o Banco Central, essa reversão foi condicionada principalmente pelo desemprego na área industrial. “A produção do setor recuou 1,3% no período, influenciando a trajetória da confiança do empresário industrial”, pontuou o BC.

Outro fator que contribuiu para o resultado negativo no trimestre encerrado em novembro foi a fragilidade da demanda agregada, “em ambiente de deterioração da situação fiscal dos estados da região”. Este cenário fez surgirem desdobramentos sobre as capacidades de investimento dos próprios Estados, disse o BC.

A instituição citou ainda como fatores negativos no Sudeste a distensão do mercado de trabalho, o arrefecimento do mercado de crédito e o reduzido nível de utilização da capacidade instalada

A atividade econômica da região Norte caiu 2,5% no trimestre até novembro, ante os três meses finalizados em agosto, quando havia avançado 0,7%. De acordo com o BC, apesar de a atividade econômica no Norte ter apresentado sinais de recuperação ao longo de 2016, no trimestre encerrado em novembro a produção industrial recuou 4,7% na margem, impactada por recuos nas categorias “outros equipamentos de transporte”, “bebidas” e “indústria extrativa”.

A atividade econômica da região Sul do País caiu 1,1% no trimestre até novembro, ante os três meses finalizados em agosto, quando havia avançado 0,7%. Para a autoridade monetária, o desempenho reflete resultados negativos para a indústria, o segmento de serviços e o comércio.

A atividade econômica da região Nordeste mostrou estabilidade no trimestre até novembro, ante os três meses finalizados em agosto, quando havia recuado 1,0%.
Segundo o BC, “a tendência recessiva observada na economia do Nordeste moderou no trimestre encerrado em novembro, favorecida pela redução no ritmo de queda das vendas no comércio”. No acumulado de 12 meses até novembro, no entanto, a economia no Nordeste mostra retração de 5,8%, o que representa o maior recuo em todas as regiões do País.

A atividade econômica da região Centro-Oeste caiu 0,7% no trimestre até novembro, ante os três meses finalizados em agosto, quando havia recuado 1,2%. A informação também é do Boletim Regional do Banco Central.

 (Fonte: Agência Estado – 10/2)

Veja também