Notícias

Autoridades dos EUA reforçam pressão por etanol e trigo no Brasil

11 de Fevereiro de 2019

Notícias

Na esteira dos acenos positivos de Jair Bolsonaro ao presidente Donald Trump, autoridades do governo americano estão em Brasília para reforçar a pressão para que os EUA ampliem as vendas de etanol e trigo ao mercado brasileiro.

Como mostrou o Valor, depois da eleição de Bolsonaro os Estados Unidos voltaram a pedir ao Itamaraty uma cota para o trigo americano e a retirada do limite estabelecido para suas vendas de etanol.

Esses temas, que precisam ser aprovados pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), foram revisitados hoje em uma reunião entre uma comitiva americana liderada pelo subsecretário de Comércio e Assuntos Agrícolas Internacionais do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Ted McKinney, e funcionários do Ministério da Agricultura do Brasil.

Gregg Doud, negociador-chefe agrícola do USTR, escritório de representação comercial da Casa Branca, integra a missão americana a Brasília, que também terá agendas no Itamaraty e no Ministério da Educação.

O Ministério da Agricultura aproveitou a visita da delegação americana para apresentar a pauta agrícola do Brasil, que inclui a retomada dos embarques de carne bovina in natura aos EUA e a ampliação das exportações de melão e frutas cítricas.

Ontem, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, também esteve com o Representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, em Washington, tratando do comércio bilateral. O governo brasileiro também já prepara a viagem que o presidente Bolsonaro deverá fazer em março aos EUA, com foco em questões econômicas e comerciais.

Valor Econômico - 07/02/2019

Veja também