Notícias

Bicudo volta a cantar na natureza em Minas Gerais

28 de Novembro de 2018

Notícias

Numa iniciativa inédita, foram reintroduzidos ontem na natureza quatro casais da espécie Bicudo, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Porto Cajueiro, da Usina Coruripe, em Januária, no Norte de Minas. A intenção é restabelecer uma população desses pássaros no estado e tirar a espécie da classificação de "criticamente ameaçada" pelo Ministério do Meio Ambiente.

O gerente de Sustentabilidade da Usina Coruripe, Bertholdino Apolônio Junior, ressalta que ocorreu uma pressão de captura na natureza tão grande do Bicudo, a ponto dessa espécie (Sporophila maximiliani) ser praticamente erradicada em quase toda sua área de distribuição no país. A RPPN Porto Cajueiro faz parte do corredor Sertão Veredas-Peruaçu, uma das áreas prioritárias para conservação do Cerrado, e está dentro da área de distribuição original do Bicudo.

O Bicudo é um extraordinário pássaro “cantador”, que emite sons semelhantes à flauta. Ao cantar costuma ficar com o rabo abaixado e o peito empinado, em posição ereta, ressaltando a aparência de guerreiro. Quando adultos os machos apresentam plumagem preta, com uma mancha branca na parte externa das asas. As fêmeas e os filhotes apresentam plumagem parda, em tons de castanho. O seu bico é branco ou manchado na maioria das espécies. 

Além da Coruripe/Idese fazem parte do Projeto Bicudo o Instituto Ariramba de Conservação da Natureza, a CEPF/IEB, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Clube dos Criadores de Bicudos de Canto do Brasil, Universidade Estadual do Maranhão, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Angá e Semad/IEF.

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 27/11

Veja também