Notícias

Biocombustíveis e energias renováveis atraem negócios

02 de Outubro de 2018

Notícias

O aumento da produção de petróleo com a exploração gradual da camada pré-sal e a transição energética têm reflexo na estratégia de negócios das grandes petroleiras, que irão investir em gás natural, energias renováveis e biocombustíveis. Junto ao óleo extraído nos campos chega o gás, o que deverá dobrar a produção do insumo para 250 milhões de m3 diários em 2030.

Para reduzir as emissões de poluentes globais, o etanol brasileiro deve ganhar espaço diante de uma frota mundial que deverá dobrar de tamanho em 25 anos e atingir dois bilhões de veículos. Investimentos em plantas solares e usinas eólicas também comporão o portfólio de novos negócios.

Associado ao petróleo, o gás deverá ganhar espaço no consumo industrial e do setor elétrico. "Esperamos produzir mais gás com o desenvolvimento dos nossos campos de petróleo no Brasil", destaca Kjetil Tugland, diretor de gás da Equinor.

Energia renovável também integra o portfólio de investimentos futuros das empresas. Equinor e Petrobras firmaram semana passada memorando para desenvolvimento de negócios em energia eólica offshore no Brasil. As empresas estão investigando ainda outras áreas de cooperação, incluindo o desenvolvimento de iniciativas em renováveis. A estatal brasileira não possui usinas eólicas no mar, enquanto a norueguesa opera três parques eólicos ao longo da costa do Reino Unido.

Para Carla Lacerda, presidente da ExxonMobil Brasil, o período de transição energética que o mundo vive se refletirá em uso mais intenso de tecnologia, no aumento dos biocombustíveis no mundo, de 1% para 15% até 2040, investimentos em eficiência energética e no maior uso de gás. No Nordeste, a empresa investe em um projeto para fornecer GNL a uma térmica.

O presidente da Shell, André Araújo, ressalta que a transição energética implicará decisões difíceis para empresas, consumidores e governos, já que cumprir as metas do Acordo de Paris significa mudanças no sistema energético.

Valor Econômico - 02/10/18

Veja também