Notícias

BNDES financia projeto de produção sustentável de biocombustível no MS

30 de Setembro de 2020

Notícias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento à Usina Laguna, de cana-de-açúcar, para geração de energia renovável a partir do bagaço da cana-de-açúcar, ampliação da capacidade de estocagem, incremento do potencial de moagem e investimentos no aumento e na renovação de seu canavial. Com o projeto, o empreendimento terá capacidade de produção – para fornecimento ao sistema integrado nacional de energia elétrica – de 30 Megawatts (MW), o suficiente para atender a 15 mil residências. Além de incrementar a produtividade e diversificar as fontes de receita da usina, os investimentos contribuirão para o aumento da produção sustentável de biocombustível, a manutenção da segurança energética no Brasil e a geração de empregos na região.

A sinergia da operação com o planejamento do BNDES é explicada pelo Chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustíveis do BNDES, Mauro Mattoso. “O projeto apoiado está alinhado ao Plano Trienal do BNDES, pois visa ao aumento de produtividade, da competitividade e do emprego, integrando inovação, exportação, empreendedorismo e descarbonização por meio da ampliação e da modernização da usina”. A exportação a que se refere o executivo significa o fornecimento ao sistema integrado nacional – não caracterizando, portanto, fornecimento de energia para outros países. 

Com sede em Batayporã, cidade do Sudoeste de Mato Grosso do Sul a 313 km de Campo Grande, a Usina Laguna produz etanol hidratado (utilizado em combustíveis e na indústria farmacêutica, por exemplo) e emprega atualmente cerca de 660 funcionários – em sua maioria, moradores do município, que tem pouco mais de 11 mil habitantes. Com o financiamento do BNDES, essa quantidade deve ser ampliada para 741 empregados, contribuindo para o desenvolvimento regional.

“O apoio do BNDES será essencial para o crescimento da Usina Laguna. São investimentos relevantes em expansão da nossa capacidade de moagem e produção de etanol, além de podermos adicionar ao nosso portfólio de produtos a cogeração e exportação de energia elétrica”, declarou Romildo Cunha, diretor comercial da usina.

A operação também terá impacto positivo na cadeia industrial brasileira, uma vez que recursos do Banco serão utilizados na aquisição de equipamentos intensivos em tecnologia de fabricação nacional.

O financiamento do BNDES será de R$ 80,2 milhões. Os recursos serão aplicados majoritariamente (75%) na ampliação da capacidade de moagem de cana para até 1,5 milhão de toneladas/ano e de estocagem de etanol (de 30 mil para 50 mil m3) e no aumento da capacidade de cogeração a partir do bagaço da cana. Parte será investida na renovação e ampliação de 2,97 mil hectares de canavial. A expectativa é que a energia comece a ser disponibilizada no sistema integrado nacional de energia elétrica em 2022.

“O projeto também será importante para fomentarmos a expansão do setor sucroenergético e da energia renovável no Mato Grosso do Sul, com geração de empregos, impostos e incentivo aos fornecedores e parceiros locais”, complementou Cunha.

 

Fonte:  BNDES – 29/09

Veja também