Notícias

Bolsonaro diz que buscará ´bom contrato´ com Paraguai após acordo sobre energia ser anulado

02 de Agosto de 2019

Notícias

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (1º) que buscará um "bom contrato" com o Paraguai sobre compra de energia da usina de Itaipu.

Mais cedo, nesta quinta, representantes dos dois países decidiram anular um acordo que, na prática, faria o Paraguai pagar mais caro pela energia produzida pela usina (leia detalhes mais abaixo).

Ao conceder uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto sobre dados de desmatamento, Bolsonaro também foi questionado sobre os motivos que levaram os dois países a anular o acordo.

"Está em negociação, é reservada a conversa. Nós queremos um bom contrato com o Paraguai e estamos trabalhando neste sentido", respondeu o presidente.

A ata do acordo foi assinada em maio, mas só se tornou pública na semana passada. O acordo desencadeou uma crise política no Paraguai, levando a oposição a tentar o impeachment do presidente Mario Abdo Benítez.

Isso porque o acordo elevaria em mais de US$ 200 milhões os custos para o Paraguai, segundo o ex-diretor da entidade. A anulação da ata afastou o risco de impeachment.

O embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Alberto Simas Magalhães, já assinou um documento reconhecendo a decisão do Paraguai de anular a negociação.

Entenda a crise

Em maio, os governos do Brasil e do Paraguai assinaram uma ata que, na prática, faria o Paraguai pagar mais caro pela energia de Itaipu.

Pelo texto assinado, o Paraguai aumentaria a previsão de compra da chamada energia garantida, mais cara, reduzindo o consumo da energia chamada de excedente, mais barata.

A revelação da existência do acordo levou o chanceler paraguaio, o presidente de Itaipu e outros dois funcionários de alto escalão a renunciar ao cargo.

Itamaraty

Na noite desta quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota na qual informou que, em 1º de agosto, o Paraguai comunicou ao Brasil a decisão de tornar sem efeito a ata.

O ministério informou, ainda, que os países têm autonomia para tomar esse tipo de decisão e comunicá-la.

"O Brasil e o Paraguai mantêm excelentes relações bilaterais e compartilham visões e objetivos estratégicos, tais como a construção de duas novas pontes entre os dois países, a negociação de um acordo automotivo, a cooperação no combate ao crime organizado transnacional, a defesa do Estado de Direito e da democracia na América do Sul e o realinhamento do Mercosul aos seus propósitos originais de livre comércio, democracia e maior ambição externa do bloco nas negociações comerciais", informou o ministério.

Portal G1 - 02/08/2019

Veja também