Notícias

Bolsonaro indica oficial da reserva para diretor-geral da ANP

18 de Março de 2020

Notícias

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta terça-feira o oficial da reserva da Marinha, Rodolfo Henrique de Saboia, para a diretoria-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O nome ainda será submetido à sabatina no Senado. Ele substituirá Décio Oddone, que foi exonerado do cargo hoje.

Saboia é superintendente de Meio Ambiente da diretoria de Portos e Costas da Marinha. Segundo seu currículo no Linkedin, acumula experiências como coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, comandante da Força de Superfície e subchefe de Organização do Comando de Operações Navais.

O novo diretor-geral da ANP é bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval, mestre em Comando e Estado-Maior e doutor em política e Estratégias Marítimas pela Escola de Guerra Naval e possui MBA em Gestão Internacional pela Coppead.

Em carta enviada a Bolsonaro e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Oddone explica que inicialmente a ideia era se desvincular do cargo no próximo dia 27, após cerimônia de assinatura dos contratos do leilão dos excedentes da cessão onerosa, mas que a saída foi antecipada após o evento ter sido cancelado, em função das medidas restritivas de prevenção contra o novo coronavírus.

“Deixo a ANP, mas não abandono o sonho de ver uma indústria de petróleo, gás e biocombustíveis competitiva no Brasil. De alguma nova trincheira continuarei na luta para consolidar um mercado aberto, diversificado e competitivo no Brasil, projeto no qual me dediquei durante os últimos anos”, afirmou Oddone, na carta.

 
Fonte: Valor Econômico - 17/03

Veja também