Notícias

BP Bunge Bioenergia investe em tecnologia e programas de prevenção e combate aos incêndios no canavial

25 de Agosto de 2020

Notícias

 

 Tecnologia no combate aos incêndios

Com o período de estiagem e o clima seco do outono e inverno aumentam os riscos da propagação de incêndios, sejam acidentais ou criminosos, que causam um enorme prejuízo para as lavouras de cana-de-açúcar. Para evitar e combater essas ocorrências, a BP Bunge Bioenergia investe em ações, programas de treinamento e campanhas internas e externas em todas as suas 11 unidades nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país.

“Atuamos em ações preventivas e medidas de controle para evitar a ocorrência de incêndios. Além da disponibilização de equipe dedicada 24 horas por dia, 7 dias por semana, e na colheita da cana 100% mecanizada, evitando o uso de fogo no manejo dos canaviais e contribuindo, também, para a preservação do meio ambiente, saúde e segurança da comunidade e dos colaboradores”, destaca Nádia Gama, diretora de HSSE da Usina BP Bunge Bioenergia.

Os programas da empresa incluem a classificação e avaliação das áreas de risco, com a realização da limpeza regular das áreas próximas a rodovias, de carreadores, aceiros e outras. Além de um sistema de monitoramento de incêndios por imagens de satélite, com acompanhamento em tempo real. O grupo ainda dispõe de um projeto piloto na unidade Pedro Afonso (TO) onde foram instaladas torres de observação equipadas com câmeras de alta definição para monitoramento do canavial.

Todas as unidades agroindustriais da Bunge contam com centenas de brigadistas e possuem 108 caminhões pipas. Três unidades já possuem em 100% da frota, ou 21 veículos, equipamentos de jato de água automatizados, controlados pelo operador de dentro da cabine do caminhão, o que evita a exposição do brigadista.

 

 

“As equipes dispõem de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual específicos, como macacões antichamas, máscaras de proteção, sobretudos de bombeiros, assim como máscaras com suprimento de oxigênio, entre outros”, detalha Nádia. Elas atuam, também, em parcerias locais com o Corpo de Bombeiros.

De acordo com Nádia, a empresa considera seus mais de 9 mil colaboradores diretos e 4 mil prestadores de serviços terceirizados como multiplicadores de conhecimento. Por isso, promove campanhas internas de conscientização para a prevenção e combate a incêndios. Além disso, são promovidas ações de conscientização em escolas, mas, em razão da pandemia da Covid-19, foram descontinuadas. “No momento, estamos estruturando outras atividades para conscientização das comunidades”, diz Nádia.

Prevenção

Os prejuízos em razão de incêndios nos canaviais são inúmeros, há estudos que apontam para a perda do teor de açúcar das plantas queimadas. A eliminação da palhada que fica no solo, também, deixa o terreno desprotegido e prejudica sua recomposição orgânica. Assim como o incêndio destrói parte da biomassa que seria aproveitada na cogeração de energia elétrica.

“Comportamentos muitas vezes descuidados das pessoas, principalmente, em época de tempo seco, contribuem de maneira importante para a ocorrência de muitos incêndios. E, infelizmente, existem pessoas que agem criminosamente. O que podemos fazer é orientar a todos que tomem o máximo de cuidado para evitar incêndios”, alerta a diretora HSSE da Bunge.

 

Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG - 25/08 

Veja também