Notícias

Brasil não avança no ranking de competitividade, aponta estudo

20 de Janeiro de 2017

Notícias

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgou um estudo feito com 18 países selecionados, ressaltando a competitividade na indústria em 2016. Desde a primeira publicação do relatório, em 2012, o Brasil ocupa a penúltima posição do ranking, à frente apenas da Argentina. Em sua quinta edição,  três novos países foram inclusos na análise: Indonésia, Peru e Tailândia.

Entre os quesitos avaliados pela CNI, estão Disponibilidade e custo de mão de obra; Disponibilidade e custo de capital; Infraestrutura e logística; Peso dos tributos; Tecnologia e inovação; Ambiente macroeconômico; Competição e escala do mercado doméstico; Ambiente de negócios; e Educação. Esses fatores são desdobrados em mais 20 subfatores, aos quais foram associadas 56 variáveis para que fosse feita a análise.

Em comparação ao estudo de 2015, dos nove fatores mencionados, o Brasil não se encontra no terço inferior do ranking em apenas quatro deles: Disponibilidade e custo de mão de obra; Competição e escala do mercado doméstico; Educação; e Tecnologia e inovação. A melhor posição do país, no entanto, foi em Educação, quando aparece em 9º lugar. A pior, de acordo com o estudo, foi no quesito Disponibilidade e custo de capital, onde o Brasil ocupa a última colocação.

Fazem parte da avaliação de competitividade também a África do Sul, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia, Rússia e Turquia.

Veja o estudo completo clicando aqui .

(Fonte: Agência UDOP de Notícias – 20/01)

Veja também