Notícias

Brasil reduz pela metade número de queimadas nas florestas

25 de Maio de 2017

Notícias

No acumulado do ano até a primeira quinzena de maio, o Brasil registrou 8.891 focos de queimadas, segundo dados do Monitoramento de Queimadas e Incêndios feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O número apresenta uma queda de 55% em relação aos focos registrados em igual período do ano passado.

De janeiro a maio de 2016, o número de focos foi de 19.866, o maior registrado desde 2010. Segundo a Somar Meteorologia, as queimadas foram influenciadas ainda pelo fenômeno El Niño, que concentrou as chuvas especialmente na região Sul, deixando o tempo mais seco na parte Centro-Norte do Brasil.

O estudo do INPE apontou que o Brasil foi responsável por 19,1% dos focos de queimadas na América do Sul, ficando atrás apenas da Venezuela, que bateu a marca dos 11.459 focos de janeiro até a agora. Do total de focos registrados por aqui, a maior parte ocorreu no Mato Grosso, que concentrou 29,8% deles.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, por mais otimista que seja o cenário, a tendência é de que os números aumentem nos próximos meses por conta do tempo mais seco, que é natural durante o outono e inverno. “Apesar disso, o número de ocorrências não deve alcançar o do ano passado, porque as chuvas este ano demoraram mais para entrar em recesso em comparação a 2016 na maior parte do país”.

(Fonte: Universo Agro – 25/05/17)

 

Veja também