20 de Janeiro de 2017
Notícias
A recessão econômica causou grande impacto sobre as vendas de veículos novos (automóveis e comerciais leves) no Brasil em 2016. Foram licenciados 1,9 milhão de unidades de veículos, queda de 19,8% sobre o ano anterior. Este foi, portanto, o menor número de licenciamento nos últimos dez anos.
Do total vendido no ano passado, 88% ou 1,7 milhão de unidades foram de veículos flex fuel (-20,2% em relação a 2015), 7,9% ou 156,2 mil unidades de veículos leves a diesel (+4,5%), 4% ou 80,4 mil unidades de veículos movidos exclusivamente a gasolina (-40,8%) e 0,1% ou 1.091 unidades de veículos elétricos/híbridos (+29%).
Como resultado, ao levar em consideração a estimativa da curva de sucateamento anual de veículos, a consultoria Datagro estima que a frota de veículos flex fuel no Brasil totalizou 26,3 milhões de unidades no final de dezembro de 2016, um crescimento de apenas 4,5% sobre a frota de 2015. Essa foi a menor taxa de expansão da frota de veículos flex desde a introdução dessa categoria de veículos no mercado brasileiro.
Ainda assim, houve aumento da participação da frota de veículos flex na frota total dos automóveis de ciclo Otto, de 70,4% em 2015 para 72,9% em 2016.
(Fonte: Datagro – 20/01)
Veja também
18 de Abril de 2024
Futuro do setor bioenergético brasileiro é tema de debate da Revista CanaOnlineNotícias
18 de Abril de 2024
Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de BiocombustíveisNotícias
18 de Abril de 2024
Produtores brasileiros de etanol podem ser os primeiros beneficiados da indústria de SAFNotícias