Notícias

Brasil se junta a grupo na defesa da OMC

11 de Dezembro de 2019

Notícias

O Brasil se juntou a um grupo de 60 países na defesa do sistema multilateral de comércio, em meio ao colapso do Órgão de Apelação (OA) provocado pelos EUA. O OA é a segunda instância nas disputas bilionárias entre os 164 países membros.

O grupo, coordenado pela Suíça, reúne países “middle ground”, com posição intermediária, tentando encontrar soluções para a crise originada com a decisão dos EUA de manter o bloqueio à nomeação de seis membros do OA.

Nesta quarta-feira, restará apenas um membro do OA, paralisando o mecanismo e abrindo o terreno para reações unilaterais mais duras por parte dos países quando julgarem que seus produtores sofrem de medidas injustas na cena internacional.

Em comunicado divulgado ontem à tarde, na OMC, o grupo dos 60 países reafirma o compromisso de respeitar as regras da entidade para levar adiante suas relações comerciais. O grupo considera que a OMC contribui para o reforço e estabilidade da economia global.

Além disso, o grupo reafirma o compromisso de resolver suas disputas comerciais de acordo com o Órgão de Solução de Controvérsias. Mas, no momento, o grupo não busca uma solução interina sem os EUA.

China, Índia, Rússia, os 28 países da União Europeia (UE) e África do Sul estão entre os países fora desse grupo, em razão de suas posições aparentemente mais rígidas em determinados temas.

Valor Econômico - 11/12/2019

Veja também