Notícias

Brexit sem acordo pode ajudar exportador de açúcar do Brasil

16 de Setembro de 2019

Notícias

Se há um grupo econômico que pode se beneficiar de um Brexit sem acordo do Reino Unido com a União Europeia, este deve ser o de exportadores de açúcar do Brasil.

Segundo a consultoria INTL FCStone, os produtores brasileiros poderão aumentar suas remessas de açúcar ao Reino Unido em 240 mil toneladas, alcançando 329,4 mil toneladas por ano.

Desse total, 290 mil toneladas devem ser de açúcar bruto e 40 mil toneladas de açúcar branco.

Esse volume representaria aproximadamente 30% de todas as importações britânicas de açúcar por ano. Mas, se o Brexit ocorrer de forma negociada, a participação brasileira pode ficar em 8,2%.

As estimativas foram feitas com base nas regras transitórias criadas em março para as tarifas de importação no caso da confirmação do Brexit.

A regra prevê a criação de uma cota de importação de 29,67 mil toneladas de açúcar bruto do Brasil com tarifa de 98 libras esterlinas por tonelada e uma cota de 260 mil toneladas de açúcar bruto de todas as origens sem tarifas.

Segundo João Paulo Botelho, analista da consultoria que assina o relatório, como atualmente só há cota isenta de tarifa para países subdesenvolvidos, o Brasil deve ser o principal beneficiado dessa cota geral por ser mais competitivo.

A própria criação da cota para açúcar bruto isenta de tarifa deve levar o Reino Unido a aumentar suas compras dessa variedade, em detrimento do açúcar branco, para ser processado na única refinaria do país, acredita. Ainda assim, o volume de açúcar branco que o Brasil poderá exportar ao país pode crescer no caso de um Brexit sem acordo, estima.

Fonte: Valor Econômico – 13/09

Veja também