Notícias

Cade aprova fusão bilionária entre FCA, dona da Fiat, e Peugeot

09 de Novembro de 2020

Notícias

Anunciado há um ano, negócio está estimado em US$ 50 bilhões e deve ser concluído até o fim do primeiro trimestre de 2021; novo grupo vai se chamar Stellantis

A fusão bilionária entre os grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot Citroën (PSA) foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Anunciado há um ano, o negócio, avaliado em US$ 50 bilhões, deve ser concluído no primeiro trimestre de 2021.

Os nomes das marcas serão mantidos, mas, depois da fusão, o novo grupo passará a se chamar Stellantis, que tem origem no verbo latino ‘stello’, que significa iluminar com estrelas. A divisão será igualitária, com 50% para FCA e 50% para a PSA.

Dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Dodge, Alfa Romeo e Opel, a Stellantis será quarto maior grupo automotivo do mundo em vendas, atrás da Volkswagen, da Renault-Nissan e da Toyota. Por meio de nota, as companhias informam que a sede do novo grupo ficará na Holanda, mas a listagem de ações continuará nas bolsas de Paris, Milão e Nova York.

A aprovação da Superintendência Geral (SG) do Cade deve transitar em julgado em até 15 dias. Segundo o parecer do órgão, responsável por avaliar a concentração de mercado no Brasil, a Peugeot deixará de existir de modo isolado e a Fiat Chrysler será a entidade sobrevivente, com o nome de Stellantis.

Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, a junção das duas grandes gigantes é positiva, principalmente em um momento de retração de consumo, agravado pela pandemia. “A fusão mundial é uma tendência no mercado automobilístico, que já tem essa tendência. Como aqui no Brasil, esse mercado já é bem pulverizado, o negócio não oferece qualquer ameaça. Na verdade, vai trazer um aumento de competitividade”, ressalta Roscoe.

 

Fonte: O Tempo – 06/11

Veja também