Notícias

Cana de açúcar presente na composição da bola da Copa do Mundo da Rússia

24 de Janeiro de 2018

Notícias

Com a chegada de 2018, cresce a expectativa no mundo todo pela Copa do Mudo da Rússia, um dos campeonatos mais assistidos e adorados em todo o planeta. Com os grupos e primeiros confrontos já decididos, o Brasil conseguiu uma participação especial em todos os jogos.

Isso porque a bola que será utilizada no torneio é feita com um material ecológico e muito brasileiro, a cana-de-açúcar.

A Arlanxeo, fabricante da borracha utilizada para a confecção da bola, está localizada no Brasil, na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul.

Ao longo das últimas décadas, as bolas de futebol de couro, foram substituídas por materiais sintéticos. A busca por novos materiais serviu para melhorar o desempenho das bolas e dos jogadores. No entanto, essa busca vinha deixando de lado a necessidade de uma visão ecológica, o que inspirou os fabricantes da bola da Copa do Mundo a buscarem uma nova direção em 2018, na Rússia.

A Sputnik Brasil conversou com o diretor de vendas e marketing da fabricante do material, Marcos Oliveira, que nos contou algumas curiosidades sobre o material e as razões que o fizeram parte da bola que povoará milhões de mentes e corações em 2018.

Ele explica que o material brasileiro, o Keltan Eco, é fabricado na fábrica de Triunfo, no estado do Rio Grande do Sul, desde 2011. Ele utiliza uma tecnologia de polimerização de EPDM, um tipo de borracha sintética. "A matéria-prima desse produto é extraída da cana de açúcar: o etileno de base biológica. A borracha Keltan Eco, graças à matéria-prima natural, possui uma pegada de carbono significativamente mais baixa do que polímeros derivados de petróleo fóssil", conta Marcos Oliveira.

O material de origem brasileira será utilizado em uma camada de espuma logo abaixo da superfície da bola, funcionando para garantir que a bola quique durante os jogos. A bola feita com o material já foi utilizada em jogos de grandes clubes do mundo, como o Real Madrid.

Marcos acrescenta que o material feito à base de cana-de-açúcar é considerado ecologicamente correto. Pela primeira vez, uma matéria-prima de origem biológica é utilizada nesse tipo de material. Por isso, a dependência comum de derivados de combustíveis fósseis diminui bastante, já que a matéria-prima brasileira dá ao Keltan Eco um "conteúdo de base biológica de até 70%", segundo o diretor da empresa.

A organização da Copa da Rússia é uma das responsáveis pela utilização de um material ecológico. Segundo Marcos, esse princípio foi uma exigência da empresa responsável pela bola.

"A sustentabilidade ecológica foi um critério essencial na seleção de produtos que iriam compor a bola de futebol da Copa do Mundo. Eles queriam criar a nova bola utilizando materiais de alta tecnologia que possuíssem características de alta performance e fossem sustentáveis", afirmou o diretor de Marketing da Arlanxeo no Brasil.

O material escolhido atende às exigências que crescem a respeito da sustentabilidade de materiais. Com a introdução da base biológica brasileira, a empresa espera apontar para a redução de emissão do gás CO2 na indústria automotiva e também na indústria comum.

A empresa tem trabalhando com variações do material que será utilizado na Copa do Mundo, que podem ser utilizados, além do esporte, na indústria civil. Sempre com a mesma pegada ecológica.

Fonte: Sputnik - 19/01/18

Veja também