Notícias

Cana é 42% do valor da produção agropecuária de SP e presente em 504 cidades

27 de Março de 2018

Notícias

A economia canavieira presente em quase todos os 645 municípios paulistas, ainda que a concentração maior da produção seja em 154, não deixa margem à dúvida quanto a sua importância. A entrada da cultura em detrimento da produção de alimentos também é desmistificada, mesmo porque, por exemplo, o avanço para o oeste deu-se sobre pastagens degradadas. E principalmente após o fim da queima, a sustentabilidade ambiental está consolidada.

No estado de São Paulo, o setor de cana-de-açúcar representa aproximadamente 42% de toda a produção agropecuária. Com isso, a cultura ganha destaque no setor da agricultura.

Segundo a pesquisadora do Instituo de Economia Agrícola (IEA), Rejane Cecília Ramos, a produção da cana-de-açúcar atingiu cerca de 42% em relação aos outros produtos no estado de São Paulo. “A importância econômica da cana no estado é muito significativa. Dos 645 municípios do estado, 504 cidades são produtoras sendo que 154 são responsáveis por 71% da produção”, destaca.

De acordo com dados da temporada passada, a área plantada atingiu cerca de 4,7 milhões de hectares em todo o estado. Apenas no Brasil, são cultivados nove milhões de hectares, sendo que o São Paulo representa 56,3% da produção brasileira.

“Essas informações ainda não foram finalizadas. Porém, houve uma queda na área cultivada e a expectativa é a produção que a safra 2017/18 será menor em 2% que a temporada passada”, afirma.

Após o setor de o agronegócio ter tido bom desempenho no produto interno bruto (PIB), o setor sucroenergético se destacou pela a geração de emprego em contratou 41,4 milhões de pessoas em São Paulo. Segundo informações do Ministério de Trabalho, para trabalhar no cultivo da cana foram empregados cerca 66 mil empregos relativo ao ano de 2016

Fonte: Notícias Agrícolas - 23/03/18

Veja também