Cargill negocia com Copersucar saída da Alvean

A multinacional americana Cargill está negociando com a brasileira Copersucar sua saída na joint venture Alvean, líder no comércio global de açúcar e na qual cada sócia tem 50% de participação. A informação foi antecipada pela Bloomberg e confirmada pelo Valor.

Em nota, a Copersucar afirmou que “os dois acionistas discutem um acordo em que a Copersucar se tornará a única proprietária, adquirindo as ações da Cargill na Alvean (...) A Alvean continua líder nos mercados globais de açúcar e não há mudanças em sua estrutura ou na forma como atende seus clientes”. Ainda segundo a Copersucar, “assim que o acordo for concluído, nós comunicaremos de maneira apropriada”.

A decisão da Cargill faria parte de uma estratégia de concentrar o foco nos negócios que agregam valor, como processamento de óleos e carnes, segundo a Bloomberg. Procurada, a múlti não comentou.

O casamento entre Cargill e Copersucar começou em 2014. Antes, as duas rivalizavam no comércio internacional de açúcar, disputando a liderança.

Quando foi formada, a Alvean recebeu, além da estrutura de originação da Copersucar no Brasil, a da Cargill na América Central, na Ásia e na Oceania. Com isso, a transação fez da nova empresa a líder isolada no mercado.

 

Fonte:  Valor Econômico – 13/01

 

 

Relacionadas