Notícias

Carros elétricos serão 6% da frota mundial em 2035, prevê estudo da Bioagência

23 de Novembro de 2017

Notícias

A frota mundial de carros elétricos deverá somar 100 milhões de unidades em 2035, contra 1,2 milhão existente em 2015, segundo projeção de Tarcilo Ricardo Rodrigues, diretor da Bioagência, em apresentação na manhã desta quarta-feira (22/11), em Araçatuba (SP), durante o 10º Congresso Nacional da Bioenergia.

Segundo Rodrigues, a projeção de 100 milhões de carros elétricos em 2035 representará apenas 6% da frota mundial de carros.

Dos 100 milhões projetados pelo executivo, três quartos serão de modelos elétricos movidos a bateria (BEVs, na sigla em inglês) e um quarto de carros que funcionam com a mistura de energia elétrica com gasolina (PHEVs).

Entrave

Em sua apresentação no evento em Araçatuba, realizado pela União dos Produtores de Bioenergia (Udop), o diretor da Bioagência explicou que as projeções da frota de carros elétricos não têm força para mudar o perfil da frota.

“Hoje o custo da bateria é o principal entrave [para o avanço dos elétricos]”, disse. Em média, uma bateria custa hoje US$ 250 por quilowatt (kW) gerado, emendou.

“Há tendência de redução do valor porque há longa estrada para a redução de preços”, afirmou. “Mas enquanto isso não ocorre, [o mercado de carros elétricos] é mais moda.”

(Fonte: Jornal Cana – 23/11/17)

Etanol celulósico será debatido em evento do CTBE na próxima semana

O cenário atual do etanol celulósico no Brasil e no mundo será discutido durante a sétima edição do Workshop on Second Generation Bioethanol and Biorefining, nos dias 29 e 30 de novembro em Campinas (SP). O evento, organizado pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), deve reunir empresas e pesquisadores envolvidos com a temática do etanol de segunda geração no Brasil e no mundo.

Entre as novidades da edição de 2017 está o novo formato do evento, com maior número de palestrantes, maior abrangência temática e ênfase na aproximação entre ciência e indústria, com o objetivo de fomentar o diálogo para avanço da inovação e da bioeconomia.

A expectativa da organização é que o encontro seja o ponto de encontro entre a academia, centros de pesquisa e empresas do Brasil e do exterior. Dessa maneira, além de discutir os últimos avanços em etanol 2G e biorrefinarias, o evento deve contribuir para a construção de uma rede entre os principais players globais. Estão confirmados palestrantes e convidados de países como Finlândia, Holanda e Estados Unidos, além do Brasil.

“O evento vem evoluindo a cada edição, respondendo à dinâmica do cenário de etanol 2G e biorrefinarias. Nesta edição, a mudança foi mais significativa”, explica pesquisador do CTBE e um dos organizadores do evento Carlos Driemeier. “A indústria já está produzindo etanol 2G. É um novo nível de maturidade, que requer novas pontes entre ciência e indústria”, justifica.

As sessões do dia 29 de novembro – biomassa, pré-tratamento, hidrólise e fermentação alcoólica – cobrem as etapas de produção de etanol 2G. No dia 30 de novembro, no período da manhã, as sessões abordarão novos produtos obtidos de biomassa, em especial materiais e químicos. Na tarde do dia 30 de novembro, a sessão de biorrefinarias 2G discutirá as experiências das novas biorrefinarias e a Mesa Redonda reunirá lideranças para discutir como acelerar a bioeconomia.

O evento conta com palestrantes confirmados de empresas chaves do setor: CTC, GranBio, Valmet, Novozymes, Lallemand, Petrobras, Amyris, Solvay, Braskem, Clariant, DSM e Raízen.

Nas palestras científicas, destacam-se palestrantes internacionais como Douglas Karlen (USDA, Estados Unidos), Xiaowen Chen (NREL, Estados Unidos), Orlando Rojas (Universidade de Aalto, Finlândia) e Luuk van der Wielen (Universidade de Limerick, Irlanda e TU Delft, Holanda).

O workshop será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, na sede do CTBE, em Campinas (SP). Nessa edição, segundo a organização, em razão do número recorde de inscritos, o evento será realizado simultaneamente no Auditório do CTBE e em outras cinco salas no mesmo prédio.

(Fonte: CTBE – 23/11/17)

Veja também