Notícias

Cemig irá aplicar mais de R$ 10 milhões em 18 projetos de eficiência energética

27 de Abril de 2018

Notícias

O estado de Minas Gerais passará a contar com um número maior de iniciativas de eficiência energética. Ao todo foram aprovados 18 projetos em Chamada Pública para diferentes instituições do estado, que receberão uma economia de até 20% nas contas de energia após a execução das iniciativas.

O convênio para investimento nos projetos foi assinado entre Cemig e o Governo de MG na última terça-feira, 24 de abril, e prevê um aporte de R$ 10,7 milhões as propostas selecionadas no edital de Chamada Pública de Eficiência Energética 2017. A cerimônia foi realizada na sede da companhia em Belo Horizonte, com a presença do presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, do diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, do superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética, Carlos Renato França Maciel, e dos representantes da empresas e instituições selecionadas.

Entre as selecionadas, estão propostas apresentadas por hospitais, universidades, escolas e empresas de várias regiões do Estado. De acordo com Bernardo Alvarenga, os recursos irão permitir a modernização de instalações elétricas, iluminação e equipamentos, e ainda vão trazer diversos benefícios não apenas para os executores dos projetos, mas para todo o sistema elétrico brasileiro.

"O principal objetivo da chamada pública é tornar o processo decisório de escolha dos projetos e consumidores beneficiados pelo Programa Energia Inteligente mais transparente e democrático, promovendo maior participação da sociedade e valorizando as boas ideias. Através da chamada pública de projetos os nossos clientes têm oportunidade de modernizar suas instalações ou processos por meio do uso de novas tecnologias", afirmou.

A estimativa após a execução dos 18 projetos é de que a economia no consumo seja de 7.349 MWh por ano, o que equivale, em média, à energia utilizada por mais de 5,1 mil residências no mesmo período. Em sua maioria, os projetos contemplados preveem a substituição da iluminação e também a instalação de sistema de aquecimento de água.

A Cemig ainda informou que irá publicar neste semestre, o edital para a Chamada Pública de Eficiência Energética 2018. Poderão participar todos os consumidores, cativos e livres, conectados ao sistema da Cemig Distribuição, que estejam em dia com suas obrigações legais junto à empresa.

Fonte: CanalEnergia – 25/04/2018

 

 

Veja também