Notícias

China investe fortemente em mercados eólicos internacionais

20 de Agosto de 2018

Notícias

Os investimentos da China em mercados internacionais de energia eólica ultrapassaram os US$ 12 bilhões apenas na Europa e na Austrália, à medida que empresas chinesas privadas e estatais se movem agressivamente para capitalizar os mercados de energia renovável de rápido crescimento. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa publicada hoje pelo Instituto de Economia e Análise Financeira da Energia (IEEFA).

"A liderança internacional da China em setores de baixas emissões está inteiramente alinhada com os esforços para aumentar sua influência econômica global", explica Simon Nicholas, analista de energia do IEEFA. "Embora os investimentos internacionais da China em energia renovável tenham sido impulsionados pelo lançamento da iniciativa Um Cinturão, Uma Rota, há cinco anos, agora eles se estendem muito além dessas fronteiras."

Com o desenvolvimento da liderança tecnológica global da China em setores de energia de baixa emissão, nos últimos anos algumas empresas de energia chinesas transferiram seus investimentos para a energia eólica. Este é o caso particularmente nos países membros da OCDE, a maioria dos quais não faz parte do escopo oficial da iniciativa Um Cinturão, Uma Rota.

Os produtores estatais independentes de energia chineses adquiriram grandes projetos eólicos em nove países europeus, visando especialmente diversificar suas carteiras estrangeiras e adquirir experiência em tecnologia eólica offshore. De acordo com o estudo, os investimentos estrangeiros em energia renovável da China aumentaram como resultado da iniciativa Um Cinturão, Uma Rota, mas a maioria deles não está nos países da iniciativa.

Historicamente as maiores empresas de energia da China favorecem a energia gerada pelo carvão e a hidroeletricidade ao invés da energia eólica e solar e esse viés continua evidente nos investimentos externos, especialmente no sudeste da Ásia e na África. Nos países da iniciativa Um Cinturão, Uma Rota e nos países em desenvolvimento que não são dessa iniciativa, a China continua a construir projetos de energia movidos a carvão, à medida que as oportunidades para projetos internos de carvão se esgotam.

O investimento chinês em energia em outros países no período entre 2003 a 2017 foi dominado pela energia hídrica e a carvão, com as energias eólica e solar surgindo mais recentemente por causa dos ganhos tecnológicos, melhorias de eficiência e queda dramática nos custos. Em 2017, o governo chinês começou a reestruturar seu setor de geração de energia em um esforço para reduzir a dependência do carvão e exportar a tecnologia de energia renovável da China.

O relatório da IEEFA observa que enquanto o investimento chinês em energia eólica e solar vai muito além da iniciativa Um Cinturão, Uma Rota para os países desenvolvidos, a energia movida a carvão permanece alta dentro das nações que integram a iniciativa e em outros países em desenvolvimento: "De 2003 a 2017, a maioria dos investimentos estrangeiros em energia da China no Sudeste Asiático foi para projetos hidroelétricos (US $ 45 bilhões) e carvão (US $ 12 bilhões), quantias significativamente maiores do que o investimento eólico na União Europeia (US $ 6,8 bilhões) e na Austrália. (US $ 5 bilhões). Embora esta tendência seja influenciada pelo fato de que os investimentos eólicos e solares tenham aumentado apenas nos últimos anos, está claro que o investimento chinês em energia a carvão é mais restrito aos países da iniciativa Um Cinturão, Uma Rota e aos países em desenvolvimento."

O documento amplia dos dados publicados em janeiro em um documento do IEEFA que descreveu como a China se tornou líder mundial em energia renovável, "desafiando uma desaceleração geral no investimento estrangeiro na China, enquanto o país se posicionava para dominar novas tecnologias de energia como baterias e veículos elétricos. " Esse relatório totalizou os investimentos da China em 2017 em novas tecnologias e recursos energéticos em US $ 44 bilhões, acima dos US $ 32 bilhões em 2016.

O documento inclui notas sobre empresas chinesas como China General Nuclear, China Resources Power, China Shenhua Group, China Three Gorges, State Development and Investment Corp., China Huadian Corp. e China Huaneng Group.

Fonte: Biomassa & Energia - 16/08/18 

Veja também