Notícias

China receberá raro embarque de etanol dos EUA na sexta-feira, dizem fontes

22 de Maio de 2020

Notícias

Um raro embarque de etanol com origem nos Estados Unidos deve chegar à China neste mês, segundo três fontes do setor e dados de navios, no que seria provavelmente o primeiro carregamento do produto entre os dois países desde que chegaram a um acordo comercial inicial em janeiro.

O mercado tem acompanhado de perto sinais de retomada no comércio do biocombustível depois que a China isentou temporariamente de tarifas adicionais 696 produtos norte-americanos, incluindo etanol, para apoiar compras de produtos agrícolas dos EUA, conforme previsto no acordo de Fase 1 entre os países.

O navio-tanque SC Chongqing, que foi carregado com cerca de 9 mil toneladas no porto de Sohar, no Omã, em abril, deve chegar em Nanjing, na província de Jiangsu, na sexta-feira, mostraram dados de navegação do Refinitiv Eikon.

Uma das fontes, que segue de perto os negócios com etanol, disse que o navio carrega etanol que foi originado nos Estados Unidos e revendido para a China.

Uma segunda fonte disse que um importador chinês comprou esse carregamento de um vendedor saudita a um preço baixo, mas não ficou imediatamente claro por que a carga de etanol dos EUA estava sendo exportada a partir de Omã e se ela enfrentará tarifa de importação na China.

Dados da Refinitiv mostram que uma carga de 8 mil toneladas de Houston foi descarregada em Jubail, na Arábia Saudita, em 21 de março.

Uma terceira fonte disse que um carregamento de etanol dos EUA deve chegar ainda neste mês no porto de Yizheng, próximo de Nanjing. O etanol será armazenado em um depósito próximo, na cidade de Yangzhou, acrescentou.

“O pessoal está olhando para importações de etanol do exterior porque os preços no noroeste da China subiram nos últimos dias”, disse um operador de mercado na China.

Todas fontes falaram sob anonimato devido à sensibilidade do assunto.

 

Fonte: Reuters - 21/05

Veja também