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Chinesa BYD negocia assumir fábrica da Ford em São Bernardo para produzir caminhões elétricos

13 de Dezembro de 2019

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A montadora chinesa BYD, especializada na produção de veículos elétricos, surge como possível compradora da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (grande São Paulo). A reportagem apurou que a empresa está interessada na planta, que teve a produção encerrada no dia 30 de outubro.

A fabricante chinesa já tem uma linha de produção no Brasil, instalada em Campinas (interior de São Paulo). As operações começaram em 2017 com a montagem de chassis para ônibus elétricos e painéis solares.

O objetivo é investir na fabricação de caminhões movidos a eletricidade para atender ao mercado brasileiro e aos países vizinhos. Pessoas ligadas à negociação afirmam que as conversas ainda estão em fase inicial.

Hoje, a produção da BYD em Campinas envolve baixos volumes. A empresa estuda ampliar a montagem no Brasil, plano que só será viável com uma nova planta. A aquisição da unidade da Ford seria uma aposta para o futuro, incentivada pela movimentação de concorrentes.

Na semana passada, a Volkswagen anunciou um investimento de R$ 110,8 milhões para fabricar caminhões elétricos no Brasil. A empresa alemã já oferece o modelo e-Delivery a empresas, que têm utilizado o veículo comercial em entregas urbanas. A Ambev é a principal parceira nessa fase de testes.

A Ford afirma que não fará comentários sobre negociações em andamento nem irá revelar nomes de possíveis compradores da planta de São Bernardo do Campo.

Na quarta (11), o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, disse que há outras empresas interessadas em adquirir a unidade da montadora norte-americana no ABC.

O nome da BYD aparece após as negociações da Ford com o grupo Caoa esfriarem.

Durante um almoço promovido na terça (10), o empresário Carlos Alberto de Oliveira afirmou que as negociações continuam, embora a possibilidade de fechar negócio seja remota.

No início de setembro, o governador João Doria (PSDB) organizou uma coletiva que reuniu dirigentes da Ford e do grupo Caoa.

Contudo, apenas diligências prévias na fábrica foram confirmadas, o que mostrou a indefinição das negociações.

O grupo Caoa busca novas parcerias com montadoras chinesas. A empresa brasileira chegou a se aproximar da BYD no fim da década passada, mas as negociações não evoluíram.

O governo acompanha a negociação. Em viagem à Califórnia em novembro, com agenda pautada em encontros com o setor audiovisual, o governador se reuniu com a presidente do BYD, Stella Li, e com outros executivos da companhia.

A montadora chinesa anunciou em 2014 seu primeiro investimento no Brasil. Na época, foram aplicados R$ 200 milhões na construção da unidade de Campinas.

Ainda em 2014, a BYD revelou que já tinha planos para ampliação do negócio. Esses investimentos foram disputados pelos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No contexto atual, São Paulo segue em vantagem competitiva, embora Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio de Janeiro, seja um dos executivos da BYD atualmente.

Paes se empenhou para trazer instalações da montadora chinesa ao Rio. A reportagem apurou que a crise no estado dificultou a conclusão do negócio, o que aumenta as chances de a BYD adquirir a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo.

Fonte: Diário do Comércio – 13/12

 

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