Notícias

Chuva prejudica colheita de milho no Centro-Sul, lavouras de cana, café e algodão

22 de Agosto de 2017

Notícias

As chuvas que atingiram o Centro-Sul do Brasil atrapalharam a colheita de milho em diversos Estados e afetaram lavouras de cana-de-açúcar, café e algodão, segundo nota divulgada pela agência de meteorologia Climatempo. No Paraná, os trabalhos foram prejudicados, mas até o momento não houve relatos de perdas de produtividade ou qualidade dos grãos. O mesmo aconteceu em Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.

Nestes três Estados, além disso, a chuva tornou inviável a colheita da cana-de-açúcar e do café. Com relação ao café, a perspectiva é de que a umidade induza o florescimento de algumas lavouras, o que, segundo a Climatempo, poderá ser um grande problema para a safra 2018. "Não há previsão de chuvas tão regulares para essas regiões ao longo das próximas semanas", informou a agência.

Em Mato Grosso, as precipitações voltaram a atingir lavouras de algodão e afetaram não somente a qualidade das fibras como também o rendimento, já que boa parte das plumas ficará presa na planta e até mesmo cairá no solo, indicou o Climatempo. "É um problema seriíssimo, já que neste ano as médias de produtividade estão altíssimas em diversas localidades", informou a agência.

Quanto às áreas produtoras de trigo da Região Sul, a passagem da frente fria elevou os níveis de umidade do solo e melhorou as condições para o desenvolvimento do cereal.

Próximos dias

Especialmente nesta segunda-feira, 21, mas também ao longo da semana, são esperadas mais chuvas sobre a faixa central do Brasil, onde uma linha de instabilidade continuará atuando e favorecendo a ocorrência de pancadas em Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, de acordo com o Climatempo. Contudo, as precipitações serão mais bem mais localizadas.

A agência apontou ainda que o clima nos próximos dias é favorável à retomada da colheita, do preparo do solo, aplicações de insumos e até mesmo plantio em várias áreas produtoras do Brasil.

Com relação às temperaturas, uma massa de ar polar avança sobre as Regiões Sul e Sudeste a partir desta segunda-feira, provocando o declínio acentuado das temperaturas mínimas. Em muitos municípios gaúchos e catarinenses já foram relatadas até geadas fracas em alguns pontos, mas sem notícias de perdas em lavouras do trigo, pois as temperaturas mínimas foram superiores a 2ºC.

De acordo com o Climatempo, não há riscos de frio intenso para os próximos dias nas áreas produtoras de café e de cana-de-açúcar, apenas previsão de temperaturas mínimas um pouco mais baixas que não devem prejudicar as culturas.

No fim de semana, as chuvas deverão retornar ao Sul do País junto com uma nova frente fria. Nas demais regiões, o tempo permanecerá aberto e não há previsão de chuva, permitindo a continuidade dos trabalhos de campo. As precipitações não deverão atingir o Sudeste e o Centro-Oeste. Para toda a faixa central e norte do Brasil, os modelos climáticos indicam tempo mais seco nas próximas duas semanas.

(Fonte: Agência Estado – 21/08/17)

Veja também