Notícias

Chuvas ficam abaixo do esperado pelo 6º mês consecutivo nas principais regiões canavieiras do Centro-Sul

05 de Julho de 2018

Notícias

O clima nos canaviais da Região Centro-Sul permaneceu seco durante o mês de junho, estendendo o período de chuvas abaixo do esperado desde janeiro deste ano. Segundo levantamento do clima feito pela DATAGRO Consultoria, a média de chuvas na região chegou a 10,6 mm em junho, índice 29,4% abaixo da média histórica para o mês.

De acordo com a avaliação feita pela DATAGRO, o tempo seco vem prejudicando a qualidade da cana, a exemplo do aumento da isoporização, além da queda na produtividade agrícola. Por outro lado, a falta de chuvas nesse início de safra tem favorecido uma maior concentração de sacarose.

A ausência de chuvas também tem beneficiado o ritmo de moagem de cana na região com 176,98 milhões de toneladas processadas no acumulado até a primeira quinzena de junho, crescimento de 16,7% com mesmo período de 2017.

No acumulado da safra desde abril, apenas 3,3 dias de moagem foram perdidos devido à chuva, além de 5,55 dias de operações suspensas devido à greve dos caminhoneiros, totalizando 8,85 dias perdidos de moagem, número abaixo dos 14,3 dias perdidos em mesmo período de 2017.

Para o início de julho (até 11/07), a previsão é de que o clima continue predominantemente seco sobre os canaviais da Região Centro-Sul.

Fonte: Datagro – 04/07/2018

Veja também