Notícias

Cogen promove dois eventos para debater desafios e oportunidades da GD e Cogeração

10 de Maio de 2019

Notícias

Cogeneration Forum terá painéis sobre cogeração a biomassa, gás natural e biogás e o Solar Forum, sobre GD solar fotovoltaica; eventos com agentes do setor acontecerão simultaneamente nos dias 28 e 29 de maio no Transamerica ExpoCenter, em São Paulo

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) promove, nos dias 28 e 29 de maio, no Transamerica ExpoCenter, em São Paulo, dois eventos sobre o setor de cogeração e a Geração Distribuída (GD): o Cogeneration Forum e o Solar Forum. Os fóruns fazem parte da programação do Energy Solutions Show, com realização do Grupo Canal Energia.

“Nosso objetivo é reunir empresários, autoridades governamentais e outros players do mercado para analisar entraves e debater soluções que contribuam para desenvolver o setor”, afirma o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte.

Os eventos acontecerão simultaneamente, com agenda conjunta na cerimônia de abertura e de encerramento e, ao longo da programação, uma série de painéis dedicados a cada fonte energética — biomassa, gás natural e biogás, e solar fotovoltaica. Além de convidados nacionais, também está programada a participação de dois keynotes speakers dos Estados Unidos em painéis no Solar Forum.

“Teremos a oportunidade de debater com profundidade temas mais amplos e outros específicos. Entre eles, o desenvolvimento de leilão de energia específico com sinal locacional, os aperfeiçoamentos na metodologia da garantia física para biomassas, as ações para o desenvolvimento da regulação da comercialização de excedentes nas micro e mini GD, bem como a portabilidade entre distribuidoras, dentre outros”, explica o presidente executivo da Cogen.

Entre os nomes confirmados está o do ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque. O ministro irá proferir uma palestra especial na abertura do evento. No encerramento está prevista uma palestra do presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com o tema 'Alinhando a matriz brasileira com as tendências mundiais de geração'.

“Teremos ainda um fórum de CEOs de empresas relevantes do setor sob a moderação do deputado federal e ex-ministro do MME Fernando Bezerra Coelho Filho”, informa o diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen, Leonardo Caio.

Programação

28 de maio

A programação terá início às 11h, com a palestra do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o painel “Política energética e o desenvolvimento setorial”, com participação de Newton Duarte (Cogen), Charles Lenzi (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa, Abragel), Rodrigo Sauaia (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar) e Rodrigo Ferreira (Grupo Canal Energia).

Às 15h, os convidados irão debater o aperfeiçoamento dos mecanismos de leilão. Às 16h30, os interessados poderão acompanhar um dos eventos paralelos: “Biogás na indústria sucroenergética” ou “Tendências e novas tecnologias – Solar fotovoltaica”".

Às 18h será entregue o Prêmio Cogen a duas personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor de cogeração e GD no Brasil.

29 de maio

A programação terá início às 9h com os painéis “Gás natural: leilões de excedentes” e a participação de executivos de empresas do setor como Naturgy, Comgás, Ecogen e Veolia; em paralelo, ocorrerá um debate sobre a “Revisão da Resolução 482: potencializando o negócio de GD no Brasil”, com palestra do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  Rodrigo Limp, e de representantes da Absolar e Abragel e de empresas como a Engie.

Às 11h30 está programada a mesa redonda "Planejando a matriz elétrica - Mercado, regulação e operação", com convidados da EPE,  da Aneel, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase).

Às 14h30, o painel "Expansão da Biomassa na Matriz Elétrica" terá a palestra especial do secretário de Planejamento Energético do MME, Reive Barros, e debatedores da Raízen, Grupo Colorado e Tereos, com moderação do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Evandro Gussi.

UNICA - 09/05/2019

Veja também