Notícias

Conexão Agro destaca os desafios do setor

28 de Março de 2019

Notícias

O evento Conexão Agro, realizado hoje pela VB Comunicação e pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais – FAEMG, com o apoio da SIAMIG, em Nova Lima – MG,  reuniu uma série de empresários, trabalhadores e pesquisadores para falar sobre os desafios do agronegócio. De acordo com o presidente da FAEMG Roberto Simões, o setor tem que estar atento à inovação, ao controle dos estresses térmicos, agregar valor, descarbonizar a produção entre outros.

Segundo Roberto Simões existem ainda enormes desafios a serem ultrapassados para o crescimento do agronegócio como a burocracia, infraestrutura, políticas de renda entre outros.

O diretor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, José Eustáquio Ribeiro, assinalou também que muitas vezes a produção fica distante da logística e armazenagem, o que atrapalha o escoamento interno dos produtos e a exportação. Ele citou o grande problema existente hoje em relação à sucessão no campo, além da atenção que o produtor rural deve ter nas discussões que estão sendo travadas no Congresso em relação à Reforma da Previdência.

Outros importantes assuntos estão sendo discutidos no evento como a importância do Acordo de Paris e o mercado de crédito de carbono, com destaque no Brasil para o Renovabio. Esse ponto foi destacado no evento pela palestrante do Sebrae-MG, Fabiana Vilela,  e o debatedor, presidemte da SIAMIG, Mário Campos, que destacou que o campo está fazendo seu dever de casa e os problemas maiores estão nas cidades.

O evento contou, também, com a presença do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, que elogiou o avanço do setor e que este se tornou o pilar do país, em meio a tantas dificuldades econômicas; do agrônomo da Canacampo, Rodrigo Piau, dos gerentes da SIAMIG, Douglas Martins, Carina Ferreira, Jadir Oliveira e Mônica Santos, entre outros.

 

 

 

Gerência de Comunicação SIAMIG – 28/03/19

Veja também