Notícias

(Conferência Datagro) Governo reconhece todo foco no desenvolvimento sustentável promovido pelo setor sucroenergético, diz secretário do MMA

28 de Outubro de 2020

Notícias

Realizado no formato online, evento acontece até a próxima sexta-feira (30), combinando palestras e feira virtual

 

O governo federal reconhece todo histórico de força econômica e de entregas socioambientais do setor sucroenergético, com foco no desenvolvimento sustentável do País, disse, nesta quarta-feira (28), terceiro dia da 20a. Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, o secretário de Floresta e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Pereira Leite. Realizado no formato online, o evento acontece até a próxima sexta-feira (30), combinando palestras e feira virtual. 

"O setor da cana é exemplo de sustentabilidade ao contemplar mix de produção de alimentos e energia, mecanização da colheita, proteção de matas nativas e recuperação florestal, práticas de fixação de carbono no solo etc.", ressaltou Pereira Leite. "Por tudo isso, o segmento atua de maneira decisiva no combate às mudanças climáticas."

Em sua exposição, o secretário do MMA, uma vez mais, reforçou a divulgação do recém-lançado programa de pagamento por serviços ambientais "Floresta+". "Com esta política, queremos fazer com que o dinheiro chegue a quem protege a floresta, valorizando o esforço de quem conserva", salientou Pereira Leite. 

Inicialmente, o programa será desenvolvido no bioma Amazônico por meio de projeto-piloto com comunidades locais. "Os primeiros pagamentos serão feitos no ano que vem. Com isso, queremos sair da lógica de comando e controle para a do desenvolvimento sustentável. Só assim encontraremos soluções para combater o desmatamento ilegal."

 

Fonte: DATAGRO - 28/10 

Veja também