Notícias

Conferência Datagro - Venda de etanol do Brasil à Califórnia avança com alta no preço do carbono

29 de Outubro de 2019

Notícias

As exportações de etanol do Brasil para a Califórnia vêm sendo impulsionadas pelos altos preços dos créditos de carbono no mercado californiano, o que gerou prêmios para o etanol de cana, disse nesta segunda-feira a consultoria Datagro.

O analista-chefe da Datagro, Plínio Nastari, afirmou que o biocombustível brasileiro recebe um prêmio de preço para entrar no mercado da Califórnia devido à sua menor pegada de carbono na comparação com o etanol de milho, o que permitiu maiores volumes de exportação nos últimos dois meses.

Nastari estima que o Brasil tenha embarcado 650 milhões de litros de etanol para a Califórnia entre janeiro e setembro, o dobro do volume visto em igual período do ano passado.

Esse comércio ajudou a alavancar as exportações totais do Brasil neste ano, que figuram em 1,45 bilhão de litros, alta de 24% em relação ao ano anterior.

Os preços mais altos para os créditos de carbono na Califórnia tendem a gerar maiores prêmios para biocombustíveis avançados, com menor pegada de carbono, afirmou o analista.

Nastari disse que os prêmios para o etanol de cana brasileiro chegam no momento a 200 dólares por milhão de litros.

“Isso manteve a janela de exportação para a Califórnia aberta por um tempo, e é por isso que estamos vendo navios com etanol brasileiro indo para os Estados Unidos”, disse Nastari durante apresentação em conferência da Datagro sobre o setor sucroalcooleiro.

Fonte: Reuters – 28/10/19

Veja também