Notícias

Conheça a broa feita com melado de cana 

24 de Novembro de 2017

Notícias

Desde a chegada da colônia portuguesa ao Brasil, diversos aspectos da nossa cultura foram influenciados, como é o caso da culinária. A broa de fubá, um doce tradicionalmente lusitano, agrada grande parte dos brasileiros e pode ser encontrada em diversas regiões do país, com diferentes adaptações. Um exemplo é a incorporação do melado na receita, uma das formas encontradas para adaptar o sabor ao paladar nativo.

Pouco conhecido, principalmente no Sudeste e Sul, o melado é um xarope líquido que provém do processo de evaporação do caldo de cana ou, em alguns casos, da rapadura, passando por processos tecnológicos próprios. A nutricionista Marcia Daskal pontua que o componente pode trazer diferentes benefícios à saúde: “Além de ser um adoçante natural, ele é rico em ferro, potássio, cálcio e é uma ótima fonte de energia”.  

O antropólogo Raul Lody afirma que o ingrediente pode ser usado em pratos salgados ou doces, tornando-os mais atraentes por ser facilmente manuseado em desenhos e por sua cor. “A broa de melado é um ótimo jeito de começar a colocar em prática diferentes formas de adoçar as receitas. Além disso, vale a pena experimentar, pois é uma opção bem brasileira, saborosa e descomplicada”, ressalta.   

Abaixo estão os ingredientes e o modo de fazer a receita – sugestão enviada e testada pelo próprio Raul. Não deixe de experimentar e aumentar seu portfólio culinário!

Broa de melado

Ingredientes:

600ml de melado

3 ovos

3 copos de farinha de fubá

2 copos de farinha de trigo peneirada

1 colher de sopa de fermento químico em pó

½ copo de óleo vegetal

½ copo de leite morno

Erva-doce a gosto

Modo de fazer:

Numa tigela grande o suficiente para conter todos os ingredientes, adicione 500ml de melado e os ovos inteiros, e com uma colher de pau vá mexendo suavemente para agregar o melado aos ovos. Depois, acrescente a farinha de fubá e misture; então, acrescente a farinha de trigo e continue a mexer até ficar uma mistura homogênea. 

Agora, adicione o leite morno e depois o óleo, misturando-os a massa. Sempre faça movimentos circulares e suaves enquanto mexe. Adicione a erva-doce e, por último, o fermento. Mexa suavemente.

Unte uma assadeira retangular com óleo e polvilhe com farinha de trigo antes de colocar a massa. Coloque no forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 35 minutos. Após retirar o bolo do forno, com a massa ainda quente, pincele a broa com o restante do melado. Deixe esfriar para servir.  

Sobre a Campanha Doce Equilíbrio:

A Campanha Doce Equilíbrio, é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida.

Equalizando o debate sobre o açúcar como componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o bem-estar da sociedade.

Nas plataformas de blog (http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/), Facebook (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio) e Instagram (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio), o público pode acompanhar e participar interativamente dos conteúdos relacionados ao universo do açúcar. O projeto conta ainda com o apoio da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG), e do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (SINDALCOOL).

(Fonte: Doce Equilíbrio – 16/11/17)

Veja também