Notícias

Contabilidade medirá o desempenho ambiental do RenovaBio

17 de Novembro de 2017

Notícias

As empresas interessadas farão o cadastro e informarão os dados agrícolas e industriais no sistema de contabilidade batizado de RenovaCalc. Sequestro do carbono nas lavouras aumentará com a necessidade de maior produção.

Marília Folegatti Matsuura, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, destaca a iniciativa RenovaCalc, que pretende premiar produtores de biocombustíveis a partir da menor emissão de gases de efeito estufa com créditos de descarbonização, que poderão ser acessados por estes.

Segundo Matsuura, este é um método simples e de fácil uso, que também faz com que o setor possa adotar um sistema mais sustentável de produção. Já é sabido que a produção de biocombustíveis emite 1/4 de gases em relação à gasolina, mas que alguns fatores, como a adoção de práticas de plantio direto e do aumento da produção de biomassa na mesma área podem trazer resultados positivos, promovendo um maior sequestro de carbono do solo e devolvendo em forma de oxigênio na atmosfera.

A pesquisadora aponta que a equipe de modelagem econômica envolvida neste projeto acredita que haverá uma valorização em torno daqueles que forem premiados, que poderão ter seu produto preferido pelas distribuidoras.

Além disso, ela lembra da responsabilidade que o Brasil tem com o programa RenovaBio, que vem ao encontro do cumprimento de metas que o país assumiu internacionalmente quanto à redução de emissão de gases. Matsuura argumenta que essas metas só poderão ser cumpridas com uma maior presença dos biocombustíveis.

Confira o vídeo da matéria clicando AQUI.

(Fonte: Notícias Agrícolas – 17/11/17)

Veja também