Notícias

Copersucar bate recordes de exportação de açúcar pelo terminal de Santos

25 de Junho de 2020

Notícias

O presidente da Copersucar, João Roberto Teixeira, disse na terça-feira que a empresa está batendo "recordes após recordes" de exportação de açúcar pelo terminal de Santos, por meio da controlada Alvean. Isso ocorre em função de um cenário de demanda aquecida nos mercados internacionais e de elevação nos prêmios entre o açúcar branco e o bruto, o que estimula a compra do segundo produto, de acordo com o executivo.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o mercado global de açúcar vem se comportando de uma maneira bastante positiva na avaliação de Teixeira. "Como o açúcar é um carboidrato barato, em momentos de crise tende a ter uma demanda bastante estável", disse em videoconferência para apresentar resultados da safra passada.

A perspectiva de maximização da produção açucareira na safra 2020/21 por causa dos efeitos da covid-19 sobre o mercado de combustíveis não preocupa a Copersucar do ponto de vista logístico, disse Teixeira. A empresa realizou investimentos pontuais na temporada anterior para aumentar a capacidade de exportação de grãos, visto que a safra 2019/20 tinha como característica um mix mais voltado para o etanol, reduzindo, portanto, os embarques de adoçante. Para a temporada atual, Teixeira afirma que tais investimentos vão possibilitar que ocorram exportações simultâneas de grãos e açúcar, mesmo com as projeções de aumento nos embarques do adoçante.

"Isso vai permitir que a gente possa continuar embarcando grandes volumes de grãos e também absorver toda a necessidade de maiores exportações de açúcar", afirmou o executivo. "A gente vive no mundo do ?´e?´ e não do ?´ou?´", acrescentou.

No mercado doméstico, o presidente da Copersucar também observa uma demanda estável, apenas com uma alteração na composição dos produtos consumidos. "O que temos ouvido das nossas associadas é que a demanda por produtos de maior valor agregado caiu, enquanto a demanda por produtos de menor valor agregado subiu", disse na transmissão.

 

Fonte: Broadcast Agro via UDOP – 25/06

Veja também