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Corolla híbrido é o Carro do Ano 2020 da Autoesporte

28 de Novembro de 2019

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A Toyota foi a grande campeã do Carro do Ano 2020, promovido na terça-feira pela revista Autoesporte, na sua 53ª edição. Considerado o prêmio mais tradicional da indústria automobilística brasileira, os vencedores são escolhidos por um grupo de especialistas que trabalham em diferentes veículos de comunicação no Brasil, além de integrantes da redação da Autoesporte.

A 12ª geração do Corolla, lançada no país em setembro, levou o principal troféu da noite. O sedã também recebeu a premiação de Motor 2.0 ou acima. O novo Corolla traz tecnologias inéditas no mercado, como o sistema híbrido flex, que combina o 1.8 flex de 101 cv a outros dois motores elétricos, capazes de gerar 72 cv. Além disso, as versões tradicionais receberam mecânica totalmente renovada com o motor 2.0 agraciado na premiação.

“O investimento foi grande e incluiu a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), com uma estrutura 60% mais rígida que antes, além de a fabricação do ‘powertrain’ em Porto Feliz (SP)”, disse Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota do Brasil e coordenador de vendas regionais para a América Latina e Caribe, ao receber o prêmio.

Na categoria Carro Premium do Ano, que reúne modelos na faixa de preço de R$ 120 mil a R$ 220 mil, o BMW Série 3 saiu vencedor. O sedã mais vendido da marca no mundo traz, entre suas principais características, tecnologias de condução semiautônomas. “Estamos muito orgulhos, o Série 3 é um ícone da marca e o mais vendido, um carro de DNA esportivo”, afirmou Aksel Krieger, presidente da BMW no Brasil.

Já entre os modelos que custam acima de R$ 220 mil, o Porsche 911 levou o título de Carro Superpremium. O esportivo alemão alia alto luxo a uma performance com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. “Fico honrado em receber o principal prêmio da indústria. Trabalhamos bastante tentando expressar ao máximo o que a Porsche representa em t ermos de performance e design. É gratificante a conquista, principalmente por vir de um grupo de jurados tão seletivo”, afirmou Rodrigo Soares, gerente de Relações Públicas da Porsche do Brasil.

O 1.3 turbo de quatro cilindros e 163 cv da Mercedes-Benz, que equipa o Classe A, foi o vencedor da categoria que premia os melhores motores até 2.0. Atuando em conjunto com a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades, sua eficiência é garantida pelo sistema automático de desativação de cilindros.

“Apesar de ter sido um ano difícil para a Mercedes-Benz, temos muito orgulho do prêmio e vamos fazer muitos mais novos motores que também reunirão a sustentabilidade”, afirmou Holger Marquardt, diretor-geral da empresa para América Latina e Caribe.

Com o conceito de sustentabilidade ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, a categoria de Carro Verde foi muito disputada. Quase todas as montadoras já oferecem carros híbridos e elétricos em seu portfólio no mercado brasileiro. Carro elétrico mais vendido na história, com mais de 400 mil unidades comercializadas em suas duas gerações, o Nissan Leaf foi eleito o modelo que mais reforçou o compromisso com o meio ambiente. O modelo foi lançado na América Latina em julho.

Segundo a Nissan, uma carga completa na bateria do Leaf garante autonomia que varia entre 241 km e 389 km, dependendo do trânsito e do tipo de condução do motorista. Junto do carro, é oferecido um carregador para ser instalado na parede da garagem. Esse sistema leva oito horas para realizar uma carga completa. Também é possível utilizar um sistema mais básico, que pode ser ligado diretamente em uma tomada, mas precisa de 20 horas conectado para completar a recarga. “É uma emoção muito grande. A gente acredita na proposta do produto e em tudo que ele pode trazer para a sociedade”, disse Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

A Fiat foi eleita a Marca Digital do Ano na cerimônia. Maior vencedora da categoria, que existe desde 2009, a empresa conquistou o quarto troféu por conta dos projetos em ambiente virtual. Entre os projetos digitais da empresa, a Fiat elaborou uma página especialmente dedicada ao seu modelo mais vendido no mercado, o Argo. Intitulada “Argomentos”.

A Caoa Chery levou o troféu por Campanha Publicitária do Ano graças ao trabalho de divulgação do SUV Tiggo 5X, que fez com que as vendas do modelo alcançassem um sólido crescimento em relação a 2018. CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso foi o responsável por receber o prêmio. "A marca é jovem, tem menos de dois anos, mas a comunicação tem sido espetacular e trouxe um grande público para nós", afirmou o executivo.

No comando da Volkswagen América Latina desde outubro de 2017, o argentino Pablo Di Si foi reconhecido como Executivo do Ano. Seu trabalho trouxe mudanças para a montadora, como uma ofensiva no segmento de SUVs, com o lançamento do T-Cross, e o início da eletrificação da marca no país, trazendo ao mercado brasileiro seu primeiro modelo híbrido, o Golf GTE.

Mas os planos do executivo não param por aí. Sua grande aposta para os próximos anos está no mercado de utilitários esportivos: a Volkswagen já confirmou um inédito crossover, previsto para ser lançado no segundo trimestre de 2020, além de um SUV compacto totalmente desenvolvido no Brasil. A empresa anunciou ainda que outros cinco veículos híbridos e elétricos devem estrear na América do Sul até 2023.

A piloto Bia Figueiredo passa a integrar o Hall da Fama Autoesporte, que premia grandes nomes do mundo automotivo. Participando de competições desde os oito anos, a esportista construiu uma carreira no automobilismo. Foi a primeira mulher a vencer uma corrida da Indy Lights, é a única a vencer uma etapa na Fórmula Renault, além de ser a única brasileira que esteve no grid da Fórmula Indy. Hoje, ela corre na Stock Car, é investidora de uma startup - Lady Driver, aplicativo de transporte que possui só motoristas mulheres - e ainda abre caminho para incentivar outras garotas que desejam construir uma carreira nas pistas de corrida.

Fonte: Da Autoesporte – 28/11/19

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