Notícias

Delta faz parcerias com o CBMMG e a comunidade para prevenção e combate a incêndios

22 de Setembro de 2020

Notícias

 

O Grupo Delta Sucroenergia, com três usinas no Triângulo Mineiro (Delta, Volta Grande e Conquista de Minas), atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, na realização de programas de prevenção e combate a incêndios. A empresa investe em treinamentos de equipes e campanhas de conscientização para os colaboradores e a comunidade.

A região da Delta é cercada por grandes lagos e rios, o que favorece a criação de diversos ranchos. Nessa época do ano mais seca, é comum a presença de pessoas nesses locais para pesca e lazer, o que traz grande risco de incêndios, seja de forma acidental ou intencional. Mas uma grande maioria tem início nas beiras de rodovias, de vias não pavimentadas, ou mesmo entre carreadores - caminhos abertos no meio do canavial - que, indevidamente, são utilizados como acesso aos ranchos.  

Para evitar as ocorrências de incêndios, a empresa atua de forma preventiva com análise das áreas de risco, limpeza dos aceiros e carreadores dos canaviais, além de sistema de monitoramento de incêndios em todas as áreas, através do CIA (Centro de Inteligência Agrícola).  A companhia investe, também, em treinamentos de equipes e equipamentos para atuação no combate ao fogo.

Combate

As três unidades da Delta contam com uma equipe de brigadistas, com cerca de 122 colaboradores, possuem EPI’s específicos, com apoio de 25 caminhões pipas, e em casos de emergência em locais de difícil acesso para os caminhões, entram em ação duas aeronaves para combate a incêndios.
 
Todos os anos os colaboradores das usinas são treinados para diversas situações. Esse ano as equipes de líderes e coordenadores agrícolas da Delta irão fazer o treinamento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em parceria com o SENAR-Minas e a SIAMIG, que possibilitará maior eficiência na prevenção e combate de ocorrências de incêndios nos canaviais.
 
Para uma maior prevenção e combate aos incêndios, em 2019, a empresa fez, também, a doação de dois caminhões pipas e duas caminhonetes ao 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, que atende toda a região nas ocorrências. Os incêndios trazem inúmeros prejuízos tanto para os canaviais quanto para a população local, por isso é importante essa atuação conjunta da empresa com o Corpo de Bombeiros.

A empresa participa de ações de conscientização dentro da usina e na comunidade, com divulgação de campanhas em redes sociais, outdoor, placas, cartazes, e um importante trabalho educacional realizados nas escolas de Conquista, Conceição das Alagoas, Delta e Uberaba, que esse ano foi suspenso devido a pandemia do coronavírus.

 

Fonte: Gerência Comunicação SIAMIG – 22/07

 

Veja também