Notícias

Efeito de furacão nos Estados Unidos favorece Petrobras

11 de Setembro de 2017

Notícias

A Petrobras pode ser beneficiada pelos efeitos do furacão Harvey no Texas. A empresa estatal brasileira, que mudou sua política de preços neste ano, pode ganhar receita, afirmam analistas.

Na região de Houston, a cidade do Texas mais atingida pelo furacão há uma concentração de refinarias cujas operações foram interrompidas.

Estima-se que a capacidade dos EUA de processamento de petróleo em combustíveis e outros produtos tenha caído em 3 milhões de barris por dia —o equivalente ao consumo brasileiro inteiro.

O litro de gasolina e diesel aqui já teve aumentos, pois acompanham os valores do mercado internacional desde junho, quando a Petrobras mudou sua política de preços.

"A estatal reajustou para cima, e isso faz a receita dela crescer. Ela não deve perder mercado, pois, se alguma distribuidora de combustível for importar, vai pagar mais caro", diz Adriano Pires, da sócio da consultoria Cbie.

Há um incentivo para empresas brasileiras maximizarem o uso de suas refinarias, porque essa operação ficou mais lucrativa, afirma Edmar Almeida, da UFRJ.

"Com parte do parque americano fechado, caiu a demanda global por petróleo bruto, mas o preço dos derivados subiu", diz ele.

O efeito deve ser temporário. Um executivo de uma empresa de refino estima que parte da operação voltará ao normal em duas semanas.

O tempo pode ser maior, segundo ele, porque não só as refinarias foram atingidas, mas a infraestrutura para transporte também.

(Fonte: Folha de S. Paulo - 07/09/17)

Veja também