Notícias

El Niño deve ter intensidade fraca no outono, diz Inmet

20 de Março de 2019

Notícias

A ocorrência do fenômeno climático El Niño deve ser sentida com uma menor intensidade no outono deste ano, que terá início amanhã (19). Devido aos seus efeitos, haverá excessos de chuvas na Região Sul e diminuição sobre parte do Norte e Nordeste, além de tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano, a probabilidade de ocorrência do El Niño é de cerca de 70% no início da estação. Confira abaixo qual o cenário climático para os próximos meses em cada região do Brasil.

Região Norte

Este período na região Norte é marcado por chuvas frequentes e intensas, acarretando na subida das águas de rios e igarapés e consequente alagamento em áreas próximas a mananciais. Denominado popularmente por inverno amazônico, estende-se até meados de maio, quando a instabilidade migra para o noroeste do Brasil.

A previsão indica que as chuvas deverão permanecer de normal a acima da climatologia em grande parte da região, exceto em uma pequena porção que abrange o sul de Roraima, noroeste do Pará e nordeste do Amazonas, onde as precipitações ocorrerão ligeiramente abaixo da média. As temperaturas deverão ficar dentro da normal a ligeiramente acima da média em toda a região. Entretanto, conforme o boletim do instituto, existe a possibilidade de ocorrência dos primeiros episódios de friagem no sudoeste da Região Norte, devido à entrada de massas de ar de origem polar.

Nordeste

A previsão indica chuvas de normal a abaixo da média em grande parte da Região Nordeste, sendo que até meados de abril as chuvas devem persistir sobre a parte norte desta área. A diminuição da temperatura das águas próximas à costa pode reduzir as chances de chuvas até o fim do outono. No leste da região, normalmente, existe um aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido à evolução de Distúrbios Ondulatórios de Leste. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda região, principalmente no semiárido.

Centro-Oeste

A previsão do Inmet indica probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da normalidade a ligeiramente acima da média em grande parte da região, exceto no noroeste de Goiás, onde existe a possibilidade das chuvas serem mais fracas. A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda a região, principalmente no leste de Mato Grosso e Goiás. Não está descartada a possibilidade da ocorrência das primeiras geadas e friagens sobre o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Sudeste

Normalmente, existe uma redução das chuvas sobre o Sudeste à medida em que se aproxima o outono, dando início ao período seco. A previsão indica que devem permanecer áreas com chuvas dentro da faixa normal ou ligeiramente acima nos próximos três meses. E é esperado que as massas de ar frio passem com maior frequência pela região somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média.

Sul

O prognóstico indica que as chuvas ficarão acima da média em toda a Região Sul, principalmente sobre a parte oeste. Existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e, consequente, precipitação nesta área. Além disso, o aquecimento do Oceano Pacífico, caracterizando um El Niño de fraca intensidade, pode acentuar as temperaturas na região nos próximos meses, concordando com a previsão de temperaturas acima da média no outono. Mas essa previsão não elimina a possibilidade, segundo o boletim, de ocorrência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

Datagro - 19/03/19

Veja também