Notícias

Embarques de açúcar do México para os EUA devem recuar 40% na próxima temporada

24 de Setembro de 2020

Notícias

As exportações de açúcar do México para os Estados Unidos devem ter queda acentuada na próxima safra em razão da redução da cota definida por um acordo comercial, mas a produção do produto deve aumentar nos dois países, afirmou na terça-feira um representante do setor.

Os embarques de açúcar do país para os norte-americanos devem totalizar somente 800 mil toneladas na próxima temporada, ou cerca de 40% a menos do que o registrado em 2019/20, quando chegaram a 1,3 milhão de toneladas, disse o chefe de uma câmara da indústria açúcar do México, Juan Cortina.

Cortina prevê que a produção de açúcar do México nesta safra deve atingir 6 milhões de toneladas, com alta de 13% em relação à safra anterior. Contudo, o contínuo crescimento da produção do adoçante nos EUA deve fazer o país reduzir suas compras dos mexicanos.

“No próximo ano, eles (EUA) vão de novo ter uma produção nacional maior… e o México conseguirá embarcar menos”, disse ele.

O começo da safra 2020/21 é em outubro/novembro, e o término é em agosto/setembro.

Revisado neste ano e prorrogado por cinco anos, o acordo comercial entre EUA e México prevê volumes fixos de cotas para as exportações mexicanas que variam de acordo com a produção nos EUA, uma tentativa de resguardar o mercado local.

A indústria no México tem sido ameaçada pela possibilidade de impostos maiores sobre bebidas açucaradas, acrescentou Cortina, de acordo com proposta de parlamentares do partido do presidente Manuel Lopez Obrador, o Morena.

“Nós temos um difícil ano à frente porque teremos grandes superávits e além disso temos essa questão dos impostos”.

 

Fonte: Reuters – 23/09

Veja também