Notícias

Embrapa Agroenergia realiza webinar para falar de Bioeconomia

11 de Abril de 2019

Notícias

A bioeconomia pode ser definida como uma economia em que os pilares básicos de produção, como materiais, químicos e energia, são derivados de recursos biológicos renováveis. Nessa “nova” economia, a agricultura tem papel central não somente na produção de alimentos, mas também na produção de novos fármacos, fibras, produtos industriais e energia. Aproveitar todo o potencial das biomassas utilizadas como matérias-primas, do produto principal a seus resíduos, da melhor maneira possível, está na base da bioeconomia.

A transição de uma economia linear para uma economia circular, que faça uso sustentável de recursos biológicos renováveis, requer o desenvolvimento e uso intensivo de novos conhecimentos científicos e tecnológicos em diversas frentes do conhecimento como engenharia genética, biologia sintética, biotecnologia industrial, genômica, química entre outros. As novas tecnologias geradas por instituições de pesquisa e inovação como a Embrapa, contribuem para o desenvolvimento de processos com base biológica e para a transformação de recursos naturais em bens e serviços.

 Para discutir este tema extremamente atual e relevante, a Embrapa Agroenergia realiza seu primeiro webinar, na próxima terça-feira (16), às 10 horas. Neste webinar, o chefe-geral da Unidade, Dr Guy de Capdeville irá apresentar o tema Bioeconomia, as novas tecnologias em desenvolvimento pela Embrapa Agroenergia e as oportunidades de negócios para produtores rurais e indústrias.

Capdeville, destaca que a programação de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, está em sua totalidade inserida no contexto da bioeconomia. Em nossos laboratórios desenvolvemos novas biomassas ou adaptamos variedades de plantas para processamento industrial além de desenvolvermos novos processos microbiológicos, enzimáticos e/ou fisico-químicos para a eficiente conversam destas matérias primas em biocombustíveis, químicos e materiais renováveis". O webinar será uma excelente oportunidade de discussão das potencialidades e desafios da bioeconomia. "Por isso estamos convidando empresários, produtores rurais, universitários, governo, a participarem”, destaca Capdeville. 

Prosa Rural

A bioeconomia também é tema do programa de rádio da Embrapa, o Prosa Rural. Na linha do webinar, o programa desta semana fala sobre a importância da Bioeconomia  e as possibilidades de negócios que ela traz para o produtor rural. O ouvinte vai saber que essa atividade, com grande potencial de mercado, dá condições ao produtor de transformar resíduos em insumos ou subprodutos sustentáveis e rentáveis. Enfoque é dado no aproveitamento de resíduos e efluentes das atividades agropecuárias.

No programa, Capdeville juntamente com demais convidados, como o Secretário de Agricultura do DF Dilson Resende, mostram que os resíduos provenientes da agropecuária, ao invés de serem considerados um problema, podem se tornar uma solução para os produtores rurais e as agroindústrias. “E o melhor: sustentável e rentável”, destaca Capdeville. Para tanto, os produtores rurais e as agroindústrias devem deixar de descartá-los no meio ambiente – sem qualquer critério – e passarem a aproveitar as suas potencialidades.

Embrapa – 10/04/19

Veja também