Notícias

Embrapa e Coplacana formam parceria para avanço tecnológico do setor sucroenergético

01 de Novembro de 2019

Notícias

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, publicado no Diário Oficial da União, em 29 de outubro de 2019. O objetivo é a integração de esforços para realização de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de soluções de inovação para ampliar a competitividade, produtividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, explica que a Embrapa vem assumindo protagonismo no levantamento das demandas junto ao setor produtivo para desenvolver pesquisa aplicada. “A introdução de novas tecnologias no setor agropecuário está mudando a face da agricultura tradicional e, por isso, estamos sentindo que só poderemos evoluir nessas tecnologias se estivermos trabalhando em sintonia com o produtor”, complementa.

O Brasil é reconhecido como um grande player na produção e comercialização de açúcar, biocombustíveis e biomassa e, para manter a qualidade e garantir a competitividade no mercado globalizado, será necessário introduzir novas tecnologias, de acordo com Silvia. “Estamos passando por um processo de transformação em vários setores da economia, que começou com a 4ª Revolução Industrial dando origem ao que estamos chamando da indústria 4.0, que está impactando em vários setores, inclusive no agro”, afirma.

Para Roberto Rossi, diretor comercial da Coplacana, “a parceria com a Embrapa, uma instituição mundialmente conhecida, é um novo passo para a cooperativa em termos de inovação e soluções para o mercado. A aproximação com a Embrapa veio ao encontro das nossas metas de investimento que tiveram início com o lançamento do nosso hub de inovação, o “Avance”.

A assinatura do acordo de cooperação por um período de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco, prevê que a tecnologia desenvolvida em conjunto seja lançada no mercado. “Essa tecnologia, além de atender aos nossos cooperados, possibilitará também a distribuição de royalties dos produtos e serviços comercializados; é uma parceria ‘ganha-ganha’”, finaliza Rossi.

O diretor técnico da Coplacana, Francisco Severino, também destaca a importância das ações de aproximação de pesquisadores, empresas e da cooperativa na identificação de oportunidades de cooperação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para o aumento de produtividade da cultura da cana. Severino explica que a cooperação técnica e científica vai atender as demandas das áreas de pesquisa, levando soluções tecnológicas que agreguem valor e renda aos produtores rurais.

Serão desenvolvidas quatro soluções tecnológicas, conforme os pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária Fábio César da Silva, líder do projeto, e Geraldo Magela de Almeida Cançado, responsável na Embrapa pelo acordo. Elas englobam a modelagem da produtividade de canaviais usando parâmetros da fertilidade e física do solo associada ao sistema integrado de diagnose e recomendação (Dris) e de balanço de nutrientes para recomendações de fertilizantes e calagem; e a avaliação do efeito de diferentes formas e doses de aplicação de biológicos na produtividade de cana-de-açúcar.

Além disso, haverá um sistema de rastreabilidade usando a tecnologia blockchain para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desde o produtor até o consumidor final; e a organização, processamento e disponibilização em nuvem de imagens proximais, suborbitais e orbitais para análises de lavouras de cana-de-açúcar para planejamento e controle operacional em talhão e na fazenda.

Histórico da parceria

Contando com mais de 11 mil associados, a Coplacana é hoje uma das maiores cooperativas do setor com 23 unidades de atendimento espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Grande fornecedora de matéria-prima para a indústria sucroalcooleira, de insumos e equipamentos, a cooperativa tem buscado desde 2018 aproximar as novas tecnologias ao complexo mercado da cana-de-açúcar.

Com esse objetivo, em julho último, a Embrapa Informática Agropecuária e a Coplacana promoveram um workshop de cooperação técnica envolvendo pesquisadores e empresas estratégicas que atuam na área. Durante o evento foram definidas as quatro soluções de inovação que integram o acordo de cooperação do projeto de pesquisa do tipo III da Embrapa, uma modalidade nova de colaboração que prevê o licenciamento do selo “Tecnologia Embrapa” e a comercialização dos produtos que resultarem dessa parceria.

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária – 01/11/19

Veja também